...

...

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Homenagem: A historia de vida de Pedro Alcantra

A vida prega cada peça na gente que às vezes abala nossas estruturas psicológicas e emocionais, quando indagamos o porquê certas coisas inesperadas acontecem e são difíceis de serem explicadas e aceitas.

Perder um AMIGO é perder um pedaço da história que não aconteceu...
E quando chegar a saudade o que sobra são as páginas de um livro que vivemos juntos.


PEDRO ALCANTRA nasceu na vizinha cidade de Miracema do Tocantins no dia 19 de outubro de 1956. Veio para Miranorte no dia 08 de setembro de 1973, com dezesseis anos de idade. Aqui encontrou sua companheira Jaci, casou-se teve três filhos: Ronei, Regina e Regiane. Passou por muitas dificuldades, mas dizem que a vida é dura para quem é mole e MOLE o Pedro não era. Apesar das dificuldades ele venceu, era um guerreiro. Mas além de guerreiro, era também um companheiro, um amigo, um irmão. Aquele que estava presente  a qualquer momento, a qualquer hora. Batalhador incansável, que não media esforços pra ajudar a quem necessitasse de sua ajuda.
Nem sempre era compreendido, com seu gênio forte de quem sabe o que quer.
Deixou história em Miranorte, quando à frente da liga esportista deu apoio a todas as modalidades de esporte e criou a escolinha de iniciação esportiva. Foi um dos criadores e presidente da ACIM, Associação Comercial de Miranorte por 4 mandatos. Criou a FECOMIR. Foi presidente da Indústria de Confecções e aprendizagem de Miranorte (ICAM) onde foram formadas 200 costureiras.Foi Presidente da Cooperativa de Crédito Rural de Miranorte. E com esse espírito empreendedor Pedro criou junto ao homem do campo várias Associações Rurais, não só em Miranorte como também em Rio dos Bois.
Foi vereador pelo PMDB no período de 2005 a 2008 deixando vários trabalhos realizados, como a construção da rede elétrica no Setor Sul (Cascalheira); Complementação de mais de 3.000 metros de rede de água, ali também no Setor Sul (Cascalheira); Busca de um poço artesiano na zona rural; Apoio na zona rural com o programa LUZ PARA TODOS; Apoio às pessoas carentes na érea de saúde em busca de cirurgias, exames e consultas médicas em Palmas ou Miracema; Defendeu o funcionário público municipal em seus direitos constitucionais e sobre o Instituto de Previdência Social do Município; Vinda das máquinas do DERTINS por duas vezes para corte e aterramento da ladeira na região do Maurício da Mata Verde e luta em prol do consumidor de energia elétrica sobre a taxa cobrada da iluminação pública.
Em 2008 candidatou-se à reeleição sem obter êxito.
Na área Social, como membro da Associação Centro Comunitário Esperança e em parceria com a Agência de Habitação do Estado do Tocantins conseguiu a construção de172  casas populares  e reforma de147, para pessoas carentes de nosso município.
Lutou e conseguiu junto ao Governo Estadual a doação da área com estrutura para a sede e funcionamento da Associação Centro Comunitário Esperança. Lutou também junto ao Ministério das Comunicações pela liberação da Rádio Comunitária para a Associação, que se encontra hoje em pleno funcionamento. Conseguiu doação de muitas cestas básicas para as famílias carentes. Foram muitos os trabalhos feitos pelo Pedro. Recentemente ele estava empenhado na construção da casa de dona  Maurina , mãe do Lázaro, que tem sérios problemas de saúde e com recomendações médicas de não conviver com poeira pois a criança tem problema pulmonar e como ele não espirra, os pulmões estão cheios de poeira e além de tudo isso ainda sofre de crises de epilepsia. Dona Maurina morava  em uma casa toda de palha e graças ao esforço do Pedro Alcantra que através da Rádio Cominutária e da comunidade de Miranorte, hoje ela tem sua casa de tijolo toda forrada  garantindo-lhe melhor qualidade de vida, e os problemas de saúde de seu filho amenizados .
Em 2009, Pedro, companheiro político de Dr. Abrahão Costa Martins por mais de 20 anos, assume a Secretaria Municipal de Cultura, onde prestou relevante trabalho até o ano de 2012.
Atualmente, Pedro era presidente municipal do PT, na gestão de Dr. Frederico Henrique de Melo, ocupava a pasta de Secretário Municipal de Cultura Esporte e Juventude.
Na Associação Centro Comunitário Esperança, estava ocupando o cargo de Diretor Operacional da Rádio Comunitária.
Sua missão foi cumprida e sua lembrança está eternizada em nossos corações.
Siga em paz, segura na mão de Deus! Seja acolhido por Deus e pelo Menino Jesus.

A fé é como uma bússola que direciona os navios incertos para o mar da serenidade. Neste momento de despedida, é a fé que nos fortalece, para a continuidade de nosso cotidiano, entregando a Deus os nossos passos e tendo a certeza da existência da vida eterna, na Casa do Pai.

Lucia Luz

Nenhum comentário :