...

...

terça-feira, 15 de abril de 2014

Elefante Branco: Construção de ponte na estrada da SUDAM pelo PDRIS em Miranorte tem fortes indicios de corrupção

O vereador Arnaldo Barbosa, defensor ferrenho da zona rural, até porque nasceu nela e mora lá até hoje anda muito indignado com um descaso que vem acontecendo na estrada da SUDAM. Aquela famosa fazenda que na década de 70 através do Jader Barbalho e a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia já foi vitima de um escândalo de corrupção sem tamanho ao implantarem por lá um programa de reflorestamento com palmeiras de coco babaçu que só serviu para desviar rios de dinheiro. Na época a SUDAM desviou 214 milhões de reais. A moeda era outra, mais convertida para nossa moeda atual dá tudo isso. Três décadas depois a fazenda Sudam pertence a outras pessoas, sendo que foi dividida em duas partes. Dos seus 900 e poucos alqueires 500 produzem soja e o restante é para criação de gado e agricultura.
Mas a mesma fazenda que agora são duas está enfrentando mais um escândalo de corrupção, segundo o vereador Arnaldo Barbosa. O PDRIS teve sua carta consulta aprovada pelo governo federal em dezembro, para um financiamento de US$ 300 milhões, mais a contrapartida de US$ 75 milhões do governo estadual, que poderá ser reduzida ou até zerada. O projeto prevê ações em quatro componentes principais, que são: melhoria da eficiência da Gestão Pública; promoção e fortalecimento do Sistema Produtivo; conservação e uso sustentável dos recursos naturais e melhoria da eficiência do sistema de transportes. Dentro destas linhas principais, o governo está indicando ao Bird os projetos que poderão fazer parte dos investimentos do PDRIS.
Uma dessas obras do PDRIS aqui em Miranorte seria a construção da ponte sore o Rio Grotão no trecho que fica a mais ou menos uns quatro quilômetros ali da Vila Jaó bem na barra com o Rio Providência. Mas a ponte que está aprovada em ata e teria 20 metros de comprimento e teve seus recursos aprovados foi misteriosamente mudada para outro local. O outro local é na fazenda da Dita que fica há 40 quilômetros dali e na direção da cidade de Dois Irmãos.
Foi aí que começaram a descoberta dos erros e indícios que tem maracutaia nesse negocio todo. Primeiro porque no referido local já existe uma ponte bem estruturada de madeira de 10 metros de comprimentos e por isso não precisaria construir outra alí já que a mesma é nova e foi construída pelo próprio vereador Arnaldo Barbosa. Segundo porque os caminhões carregados de soja que vem da Fazenda Sudam e de outras da região não passam por alí, pois se o fizessem seria muito contramão e aumentaria em dezenas de km seu trajeto. Terceiro porque a ponte aprovada foi de 20 metros e a que está sendo feita no local chega ao máximo a dez metros. E está sendo feito em local errado como já citei acima.
Juntamente com a vereadora Ana Luisa e o vereador Arnaldão Barbosa nossa reportagem foi conferir de perto o problema e constatou que realmente a ponte esta sendo construída em local inapropriado. Não tem precisão daquela ponte em um local daqueles, é perda de dinheiro público pois a ponte que tem ali está perfeitamente conservada. Já a ponte no Grotão ali na Barra como providência está em estado de calamidade pública e a qualquer momento pode ceder devido ao peso dos caminhões carreados com soja. Ela sim é uma ponte de 20 metros de comprimentos e está bem próxima a entrada de Miranorte e é por ali que acontece todo o escoamento dos grãos de soja e também do abacaxi produzido naquela região.
A ponte que está sendo construída lá na Dita não foi pedido de nenhum morador da região, já a que seria no lugar certo foi pedido em audiência pública e publicada em ata registrada. Nessa audiência ouve a participação do vereador Arnaldão que na época nem era parlamentar ainda. Ele foi um dos que discursou e falou da importância daquela obra alí. Segundo o parlamentar e os papeis comprovam o que ele falou, tudo foi feito na gestão passada, de Abrão Costa. “Isso aqui é o maior elefante branco que Miranorte já viu. Uma ponte que não vai servir praticamente para nada. A verdadeira ponte abandonada e isso aqui servindo de maracutaia e desvio de dinheiro”. Desabafou o vereador. O que Arnaldão quer é que a presidenta Dilma Roussef fique sabendo do que está acontecendo em nossa região: “Eu sei que a Dilma não sabe o que está havendo aqui, pois ela não sabe o que se passa em Miranorte. Mas mudaram a ponte e o tamanho. No papel ta que é de 20 metros e aqui não chega a dez. E o resto do dinheiro que seria usado para os outros dez metros foi para o bolso de quem”?

Os vereadores Arnaldão e Ana Luisa agora vão fiscalizar bem de perto e procurar os órgãos responsáveis de fiscalização para saber de quem e onde está o erro. De uma coisa eles têm uma grande desconfiança é de que está havendo indícios de maracutaias e corrupção com desvios de dinheiro público e que isso vem lá do alto para baixo mas que vão descobrir quem são os responsáveis por aqui até chegar nos grandões. “O que não pode é deixar como está, e essa região novamente passar pelo mesmo esquema de corrupção que houve na época da Sudam”. Finalizou Arnaldão. O vereador ainda exaltou que aquela é uma região agrícola muito especial e que o povo que mora alí merece respeito.

2 comentários :

-=CvO=- disse...

Já que tá errado porque o vereador não vai ao Ministério Publico fazer a denúncia e pedir o embargo da obra!

Anônimo disse...

Que texto enorme e confuso. Solicito que os editores se capacitem melhor. Miranorte, leitores e estudantes merecem mais. Obrigado. Paulof