...

...

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Segundo informações escola Sales está fechando a pedido do secretario de educação municipal Sebastião Ferreira

Fiquei sabendo hoje e nem fiquei surpreso, que a culpa da escola Sales Pereira Marins está sendo fechada devido há um pedido via oficio do secretario de educação Sebastião feito ao secretario de educação estadual Danilo de Melo em que pede o prédio daquela unidade escolar e que todos os seus alunos passem a fazer parte da rede municipal de ensino. Os funcionários de lá já eram cientes disso mas nunca esperaram que Danilo de Melo fosse capaz de atender esse pedido. Está certo que a meta do MEC é que a educação básica de primeira fase passará para a rede municipal de educação, mas que tem um prazo a ser cumprido que só se encerra em 2016. Tem que ter critérios e cautelas para se fazer isso e aqui em Miranorte atropelaram tudo e tentaram fazer a coisa na surdina e na calada da noite, segundo um informante relatou a esse blog, o secretario de educação não aceitou que o município atendesse apenas as series iniciais como era o combinado, os alunos das creches e dos primeiros anos nesses dois primeiros anos e as coisas fossem acontecendo gradativamente.
Enquanto isso acontecia, ia sendo esperado o termino do prédio da escola de tempo integral, que é a nova escola Sales Marins, e atenderia alunos do sexto ao nono ano. Mas eis que veio a surpresa que está culminando no fechamento da Unidade escolar e inflando o Colégio estadual Providência que não dá conta de atender mais tantos pedidos de matriculas. De ontem para hoje tem pais dormindo na fila para conseguir vagas para seus filhos, já que pela grande procura tem que pegarem senhas.
Ainda disseram que o secretario não aceitou só os primeiros anos migrarem para a rede municipal e que o prédio do Sales será a secretaria de educação municipal. E como o secretario é subordinado ao prefeito, sabemos que isso não foi ideia só sua.
Miranorte ainda não está preparada para essa municipalização. Afinal, municipalizar significa, muitas vezes, assinar um termo de convênio no qual o estado cede seus equipamentos e as prefeituras assumem as operações. Em um primeiro momento, o estado pode continuar com os docentes em sua folha de pagamento, mas é uma situação instável do ponto de vista burocrático. "Prefeitorização", é o nome que se dá a isso que está acontecendo aqui em Miranorte. Ou seja, a transferência de responsabilidades ao municípios não prevê recursos suficientes e tampouco apoio técnico para enfrentar a gestão de uma rede complexa, que exige diferentes expertises, quer sejam administrativas, quer sejam pedagógicas. Além disso, a disparidade salarial entre os professores da rede estadual tocantinense e do município de Miranorte tem uma realidade totalmente diferente. Hoje, na redistribuição de recursos feita pelo governo federal, os municípios recebem em uma espécie de "moeda-aluno". Ou seja, cada aluno matriculado na Educação Básica representa um valor a ser recebido pela prefeitura. Ainda que a prática tenha sido aprimorada, do Fundef de 1996 para o Fundeb de 2006, ela deveria ser enriquecida com a adoção de outros critérios de cálculo. "Do modo como está, leva a uma política de encher sala de aula com alunos-fantasmas", e isso que está sendo feito na escola Sales é uma tentativa da prefeitura de Miranorte para inflar os números e, assim, engordar o seu orçamento.

Em contrapartida, é possível perceber que a prefeitura e secretarias municipal de educação de Miranorte pouco entendem da estrutura burocrática do MEC, que oferece programas específicos de auxílio às redes. Quadro semelhante vem à tona quando o assunto é a suplementação de verba da União destinada aos municípios que não conseguem arcar com o custo do piso nacional docente. O problema de Miranorte é a falta de adequação aos critérios exigidos pelo MEC para o repasse de verba. A secretaria de educação precisaria providenciar o demonstrativo de gestão plena para ter o pedido de suplementação aprovado. "Precisam comprovar que os recursos serão gerenciados pela própria secretaria de Educação, mas isto ainda é feito pela prefeitura", o que torna a coisa inviável.

6 comentários :

Anônimo disse...

Muito interessante esse assunto, secretário da educação agindo assim.
Ele por ser tão certinho, conhecedor da educação deveria ser o primeiro a não permitir que isso aconteça. Sabemos que as escolas municipais não suportam essa quantidade de alunos, além das escolas terem uma péssima estrutura. Por que que o secretário não coloca seu filho para estudar numa escola municipal para ver a realidade de lá, porque ele não conhece.... Estuda numa escola particular, realidade bem diferente!!!! E tem ótimos professores!!!! O estado agora não sabe aonde encaixar os funcionários, e sem os contratos. e o municipio que muitos professores pra não pegar o primário vão ter que ir pra fazenda!!! Será que no municipio irá ter contrato? A única coisa que sei, é que o Nosso secretário municipal bagunçou tudo!!! A educação está um caos. Sei tb que a municipalização acontecerá, mas podia fazer pouco a pouco já que temos até 2016. Os pais do sales podiam não aceitar essa mudança agora, nem que para isso fecha a BR em protesto. Vamos lá!!!! o QUE NÃO PODE ACONTECER É CRUZAR OS BRAÇOS E DEIXAR AS COISAS ACONTECER DA FORMA QUE FOR BOM PRA ELES E RUIM PARA A COMUNIDADE!!!!

Anônimo disse...

O próprio nome dele já da pavor.. "Ferreira" é pra ferrar todos ele não quer saber se algum aluno vai ficar ou não sem estudar, ele não quer saber as condições as quais os alunos irão estudar, ele não esta nem um pouco preocupado com isso, e nossas crianças Miranortenses como ficará Ferreira? Quando pediu ou melhor dizendo, quando exigiu o prédio da Escola Sales disse: "Quero tuuuudo e de PORTEIRA FECHADA" esse cara, esse homem e infelizmente esse Professor não tem respeito pela sua própria classe, pelos seus colegas, pelos filhos de seus ex alunos, afinal por si próprio. Quem não tem respeito a si mesmo, nunca irá espeitar o próximo. Sou uma mãe que lamentavelmente não consegui vagas para meus filhos e não tenho condições pra sair desse cidade, que esta podre com seus administradores.

Danyel disse...

nunca fui um aluno exemplar mais pelo que tive de experiencia com tal de diretor ferrera kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk edsib apoio seu post o cara que nao serviu nen como diretor de um colegio vai servir como secretario aff tenha plena conciencia meu caro prefeito ...
mas como diria meus amigos sao tudo farinha do mesmo saco

Maria das Dores disse...

Fiquei horrorizada com esse novo cenário de descaso e falta de respeito com os profissionais de educação,com os alunos desta escola e com os pais. Não sou contra a municipalização, sou contra a falta de critérios para que isso aconteça.Provoco a sociedade Miranortense procurando a eles se já foram nas Escolas Municipais de Miranorte fazer uma visita, perceber a escola, a falta de estrutura, uma péssima iluminação, falta de ventilação,os banheiros insuportáveis, já fui buscar meu sobrinho uma vez no final do expediente era de um mal cheiro inacreditável, as carteiras são horríveis e se brincar dos 139 municípios do Tocantins é ainda as únicas Escolas que usam aquele tipo de carteiras arcaicas, do tempo em que eu estudei, falta material pedagógico, a prefeitura sempre deixou bem claro as dificuldades pra manter o básico. Não tem espaço para as crianças brincarem, época de chuva ficam trancados dentro da sala por não ter nenhuma cobertura, os quadros são horríveis, o laboratório de informática não funciona, a biblioteca não funciona porque falta pessoas capacitadas para estarem lá, é tudo junto e misturado e por cima usam pessoas do apoio pedagógico pra ficarem tampando buraco em locais que eles não tem domínio. Se as series inicias é a base é o alicerce da Educação da criança, faço uma pergunta aos administradores desta cidade em toda as estâncias e a própria sociedade. Isso não é muito contraditório? Gostaria que me respondesse onde está sendo preservado o Direito da Criança? Uma sugestão já que o ProfºDanilo está tão seguro disso e espero que os políticos deste município também, porque não coloca as series iniciais nos Escolas Estaduais e levam os maiores para as Escola Municipais? ...já que temos que zelar pela base né... Repito novamente e faço um apelo a todos os pais, alunos, comerciantes, a população em geral a irem nas Escolas Municipais e conhecerem suas dependências e me responda. Qual a chance de uma criança ter um bom desenvolvimento em um lugar como esse???

Anônimo disse...

Bem se vê que esses anônimos não conhecem o trabalho do Professor Ferreira, pq se conhecessem não falariam tamanha besteira, o cara deixou o CEM Rui Brasil Cavalcante em Primeiro LUGAR das Escolas Publicas do estado no ano de 12 na Prova do Salto, se isso não for bom trabalho? O que seria? Senhores anônimos se informem.

Anônimo disse...

O Daniel sua FAMA é conhecida, vc gosta de muita coisa, menos estudar, e o cara te disse isso, O Professor Ferreira tem um serviço Prestado a comunidade miranortense e vc?