...

...

sábado, 15 de junho de 2013

Arraia do Providência 2013: Uma festa caipira, sim senhor, porem muito luxuosa! Uai só.....

Vídeo do Arraía, assista aqui:



Um arraia rico e chique

"Não me convidem para certas festas pobres". Essa frase, baseado no primeiro verso da música Brasil do Cazuza refere - se a alguns tipos de pobrezas em festas juninas.
Este tipo de “pobreza” a que me referi, não diz respeito as condições econômicas, porque em alguns casos, alguma festas juninas “pobres” até dispõem de uma boa estrutura material, fartura de comes e bebes e grandes atrações artísticas.
A questão fundamental a que me refiro é que a alegria e o calor humano espontâneo, sem depender do álcool e de outras substâncias químicas, e a criatividade em especial, são fatores imprescindíveis para o enriquecimento estético, afetivo e ético de nossas existências.
Por exemplo, se fizermos um exercício de memória dificilmente nos lembraremos de uma festa junina da atualidade em que o cenário e adereços não sejam baseados no mesmo padrão de outras, como as bandeirolas de plásticos e réplicas de balões de cartolina, algumas comidas típicas misturadas com cachorro quente, churrasco e sanduíche, refrigerante e cerveja, a bebida que ocupa o lugar do velho e bom licor e do quentão e outras padronizações ou descaracterizações mais.

Mas a festa em questão que participei ontem, denominada “Arraia do Providência” é de tirar o chapéu. Muito bem organizada, sem apelações, sem bebidas alcoólicas e cheia de crianças, jovens, adolescentes e adultos. O tipo de festa que vale a pena fazer uma cobertura jornalística. Apresentação de duas quadrilhas, sendo uma infantil e outra juvenil, prendeu o público na quadra do colégio do começo até o fim.

Apresentação das quadrilhas


A quadrilha infantil foi comandada pelo puxador Gilberto e contou com a participação de alunos do Colégio, comandado pelo professor Osleydison (Maninho). Teve também como carro principal o Aluno Felipe Fernandes que era um dos noivos. Durante vinte minutos a garotada dançou, passou manteiga e experimentou o bejú, fizeram o caminho da roça e encantaram os pais presentes que foram prestigiar seus pimpolhos e pimpolhas.
Em seguida veio uma quadrilha que é de grande destaque em Miranorte e região. É a campeonissima "Caipiras do Norte" que é comandada há anos pelo gritador e artista Daniel Morais. Uma quadrilha tradicional que vem fazendo apresentações em varias cidades da região e a cada ano surpreende com coreografias inéditas e bem elaboradas.  A diretora Maria Célia acertou em cheio ao convidar uma tão renomada quadrilha junina para participar do Arraia da sua escola.

Comes e bebes
Mas não é só de dança caipira que sobrevive um arraia, pois o povo que vai ali quer comer muitas guloseimas e beber muito refrigerante juntamente com quentão, que é um licor quente feito a base de gengibre. Eita que o trem é bom para garganta. O dito quentão tinha de montão, e também deliciosos pasteis, bolos comuns e bolos confeitados, canjicas e um caldo de frango delicioso feito pela tia Bení. Trabalhando na vendagem das guloseimas, estavam as professores e o pessoal do administrativo do Colégio que se revezaram durante todo o dia para darem conta de tanto atendimento. As 22hrs e 35mns acabou o Arraia e todos foram para suas casas muito contentes pela festança que promete ser melhor ainda no ano que vem.

Nenhum comentário :