...

...

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Miranorte realizou a VII Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Miranorte, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizou nesta quinta feira 20 de junho a VII Conferência Municipal de Assistência Social com o tema: “A gestão e o financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. O evento foi realizado no auditório do Salão paroquial na Rua 09, no Centro.
“A Conferência é uma grande ferramenta de gestão. O tema deste ano nos permite avaliar o que foi feito e discutir atentamente o orçamento. O assunto é desafiador e fomentar o assunto é primordial para desenvolvermos uma gestão assertiva”, destacou a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Miranorte, Célia Melo.
“As Conferências de Assistência Social são espaços de debate coletivo que oportunizam a participação social mais representativa das diferentes organizações da sociedade civil, que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social, bem como o segmento governamental da área. Saímos do assistencialismo e passamos a Política de Direitos”, disse a presidente do CMAS Wesleya Dias.
Os participantes da conferência foram gestores de assistência social, representantes de órgãos públicos, trabalhadores da assistência social e de outras Políticas que fazem interface com a Assistência Social, representantes de entidades de assistência social, usuários e representantes de organizações, representantes de Conselhos Setoriais (saúde, educação, etc.) e de Defesa de Direitos (criança e adolescente, idoso, pessoa com deficiência, mulher, etc.), representantes das universidades, do Poder Legislativo Municipal e a população que é atendida pela assistência social do município. Entre esses órgãos estiveram por lá o Conselho Tutelar representado pela sua nova presidente Ana Lúcia e os membros Jeronimo Vieira e Luzia.
A conferencia teve a abertura logo pela manhã com presença do prefeito doutor Fred  que fez um elo discurso, ele estava acompanhado do vice prefeito Jadson Marins, vereadores, e varias autoridade, além de secretários municipais. Em seguida começaram as palestras. A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Régina Mercês Aires, comemorou o sucesso da Conferencia. “Motivamos as pessoas, mostramos a importância do  papel da assistência social junto à sociedade e principalmente esclarecemos muitas duvidas em relação à assistência social”, afirmou Régina acrescentando ainda que a gestão municipal só poderá efetivar as ações, se o conselho de assistência social aprovar.
Foto: Facebook
Régina Mercês Aires, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social
Régina explicou que as Conferências de Assistência Social são espaços de caráter deliberativo em que é debatida e avaliada a Política de Assistência Social. Também são propostas novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. Os debates são coletivos com participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social.
Explicou ainda que nas Conferências estaduais, participam os delegados, eleitos nas Conferências municipais, observadores e convidados credenciados. Já na etapa municipal, podem participar todos os sujeitos envolvidos na Assistência Social e pessoas interessadas nas questões relativas a essa Política. E que a partir dessas conferencias é que será realizada a conferencia Nacional de Assistência Social.

Um delicioso almoço foi servido ao meio dia para os participantes e palestrantes d Conferencia. E a tarde todos se reuniram para debaterem os eixos norteadores. A radio Miranorte FM esteve presente entrevistando os palestrantes e autoridades com exclusividade para o Jornal da 104.

Nenhum comentário :