...

...

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Miranorte em luto: Uma singela homenagem a Teresa Carneiro Jardim

Ela era o alicerce de uma família composta por grandes lideres. Mulher batalhadora e trabalhadora que ao lado do seu esposo o também saudoso Antônio Jardim, criaram cinco filhos, sendo quatro homens e uma mulher. Teresa Carneiro Jardim era sinônimo de boa mãe, boa esposa e também boa filha. Filha de Sergio Castro e Orquelinda, ela traduziu sua vida inteira em unir a sua família e a criar os filhos tornando-os homens e mulher de um caráter invejável. Uma família forte, unida e com ligações no mundo politico. Dos seus cinco filhos três entraram na vida politica sendo dois eleitos vereadores, Jairo e Jair Jardim, e um foi candidato a deputado estadual. Sua filha Tania Rege Jardim, foi funcionária da educação municipal e há tempos é técnica judiciaria no Fórum de Miranorte. Seus filhos Jadson, Jairo e Jair são também empresários em Palmas e Miranorte e seu filho Jailson é funcionário público municipal.
Teresa deixa ainda netos e netas e seus pais que são senhores de idade. Há poucos meses atrás tive o prazer de fazer a cobertura do aniversario de seu Sergio Castro e dona Teresa estava lá irradiando alegria. Sua felicidade só não era mais completa porque há alguns meses antes havia perdido seu esposo, seu Antônio Jardim, em um trágico acidente na BR 153.
Ao falara da sua trajetória de trabalho não podemos esquecer dos 22 anos que dona Teresa trabalhou no Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência, onde nos três anos que esse repórter estudou por lá, pude conviver com ela e nunca em momento algum vi ela perder  a calma ou ficar de mau humor. Ao olhar para aquela senhora de pele bem clarinha ela me lembrava alguém. Um belo dia ao perguntar se eu não a conhecia de algum lugar ela com um sorriso branco e bonito me respondeu: Sou a mãe do seu amigo, Jair Jardim. Meu bom amigo Jair ao qual estudávamos juntos e fazíamos teatro juntos. Viajamos juntos e tínhamos uma grande amizade. Éramos apenas adolescentes, mas a partir daquele momento vi de onde ele havia herdado sua humildade. Dona Teresa era sinônimo de pura humildade. Cuidava com afinco dos alfazeres da casa e ainda dividia com o temo em que passava ao lado do esposo em sua fazenda.
Mas os bons vão cedo e depois de fazer uma cirurgia biliar para a retirada da vesícula dona Teresa já deu sinais de que algo não ia bem. As orações da família, dos amigos, as preces, os pedidos a Deus, nada disso foi capaz de evitar sua partida tão precoce e repentina. Foram dias e dias em um leito de hospital na UTI do Osvaldo Cruz na cidade de Palmas, tendo em sua companhia a sua filha, a incansável, Tania Rege Jardim que passou ao lado da querida mamãe seus últimos momentos de vida. Um natal que a família não pode comemorar, pois veio a triste noticia do desengano em relação a vida da mamãe Jardim. Tania ainda assim teve forças para mandar mensagens de feliz natal aos amigos mesmo sofrendo dentro de si uma enorme dor. Dona Teresa já estava diagnosticada com câncer na coluna e em estado terminal. Restou a esse repórter que às vezes não quer se envolver sentimentalmente com as noticias que escreve, mas essa é uma noticia dolorosa que não tem como conter as lagrimas nem mesmo do interlocutor que vos escreve. Quando a Jornalista Darcilene Jardim, sobrinha de dona Tereza, ligou para comunicar o falecimento dela, me recusei a atender por medo e receio da noticia, mas ao retornar a ligação ouvi o que eu menos queria, dona Teresa havia partido e nos deixado.

Vai com Deus dona Teresa Carneiro Jardim, aqui muitas lagrimas regam o chão nesse Jardim imenso que é a sua família, mas lá no céu seu Antônio já a esperava e recebeu você de braços abertos com um beijo angelical onde lhe disse a celebre frase: “Venha Teresa, vamos viver eternamente felizes aqui nesse jardim florido e cheio de lindas plantas que eu preparei especialmente para nós dois”!

Nenhum comentário :