...

...

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Colégio estadual Nossa Senhora da Providência, realizou diversas atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Nesta terça-feira, 19 de novembro, o Colégio estadual Nossa Senhora da Providência, realizou diversas atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O evento contou com apresentação de um vídeo sobre a diversidade e conscientização com uma música cantada por Gabriel o Pensador e em seguida teve apresentação de danças e coreografias com alunas.
Segundo uma das organizadoras do evento, professora Marcia Alécia, as comemorações “pretendem envolver estudantes e professores na valoração das raízes culturais afro-brasileiras, dando uma maior visibilidade à luta do povo negro pela conquista de sua cidadania e, assim, contribuir para a formação de alunos sujeitos que pensem, vivam e construam um mundo plural e não vejam nas diferenças oportunidades e espaços para a dominação e inferiorização do outro”, afirma.

Histórico - O Dia da Consciência Negra, instituído pela Lei 10.639, em seu artigo 79-B e integrado ao calendário escolar, foi lançado nacionalmente em 1971 pelo Grupo Palmares de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Em novembro de 1978, reunido em Assembleia Nacional em Salvador (BA), o Movimento Negro Unificado (MNU) estabeleceu o Dia Nacional da Consciência Negra, cuja data remete à morte do líder negro Zumbi dos Palmares, que foi símbolo de luta e de resistência negra à escravidão.

Nenhum comentário :