...

...

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Deputado Stalin Bucar pede ciclovia para Miranorte e declara Associação Aliança de Utilidade pública



O Deputado Stalin Bucar requereu na sessão desta terça feira ao Secretário de Estado das Cidades Habitação e Desenvolvimento Urbano, Dr. Gláucio Barbosa Silva, a celebração de convênio com a Prefeitura Municipal de Miranorte para a construção de ciclovias ou ciclofaixas nas Avenidas Bernardo Sayão, Tocantins e José Amâncio de Carvalho.
Ciclovia é um espaço utilizado por pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte diariamente, ou apenas aos finais de semana. Hoje principalmente em cidades menores o meio de transporte mais utilizado pela população é a bicicleta.
Foto ilustrativa
Com o aumento do uso das bicicletas como transporte alternativo da população e como meio de prática de exercício, a implantação de ciclovias ou ciclofaixas torna-se indispensável para um melhor ir e vir da população na cidade. Ao se pensar na construção dessas obras, tem que ser visto, antes de mais nada, o fluxo de carros e a velocidade da via, com essa observação é visto qual das duas (ciclofaixa ou ciclovias) é a melhor à ser implantada e que resolva os problemas, como a melhor circulação dos ciclistas e segurança deste para evitar acidentes. As ciclofaixas são obras que fazem o isolamento parcial dos ciclistas com os demais veículos, pois são feitas marcações na pista de rolamento demarcando a separação da via de cada veículo. Já as ciclovias fazem o isolamento total dos veículos, por meio de uma via exclusiva do ciclista separada por um meio-fio, esta obra é implantada caso a ciclo faixa não resolva os problemas. Além da construção das ciclofaixas e ciclovias, tem também outras obras que acompanham essas como: os bicicletários, a melhoria das vias já existentes, sinalização horizontal como vertical e campanhas educativas de apoio e divulgação para o uso das bicicletas. As cidades que oferecem a seus cidadãos ciclistas um lugar próprio para este se locomover, estará trazendo a inclusão cada vez maior do uso das bicicletas, ares mais limpo devido a menor eliminação de gases poluentes, um bem estar para a população com o incentivo a prática de exercícios e segurança evitando futuros acidentes.
Na mesma sessão o deputado declarou de de Utilidade Pública Estadual a Associação Aliança de Miranorte. “Apresentamos o presente Projeto de Lei com o objetivo de declarar de Utilidade Pública Estadual a Associação Aliança de Miranorte com sede e foro na cidade de Miranorte-TO. Fundada em 26 de fevereiro de 2014 a Associação Aliança de Miranorte tem como principal finalidade contribuir na formação sócio educacional de famílias, crianças e jovens carentes, garantindo-lhes melhorias nas condições de sobrevivência especialmente no que tange a erradicação da miséria e exclusão social de menores necessitados que estejam desprovidos de assistência em situação de risco” Declarou o parlamentar.
Ele disse que diante do exposto e ainda considerando tratar-se de Associação sem fins lucrativos é que se encontra em pleno funcionamento e que por isso apresentou o presente Projeto de Lei e conclamando os Nobres Pares pela aprovação do mesmo.

Nenhum comentário :