...

...

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Entrevista exclusiva Prefeito de Miranorte doutor Fred - parte l

Em seu primeiro mandato administrativo como prefeito doutor Fred entrou na prefeitura de Miranorte em primeiro de janeiro de 2013 e pelas suas palavras a demonstração era como se um inquilino entrasse em uma residência, aonde o proprietário não tivesse ido lá há vários meses. Foi um ano de organização, de colocar as coisas nos lugares, de conhecimento, para que pudessem estar se organizando. Foi um ano muito difícil , com muito pouco recurso, com os repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), pelo Governo Federal , muito baixo.
Encontrei o prefeito em seu gabinete para uma entrevista exclusiva ao nosso blog e ele por mais de uma hora conversou comigo sempre focado no assunto de sua administração, o prefeito que atualmente viu sua popularidade subir, recebeu juntamente com tudo isso mais uma noticia boa: Todas as dez denuncias feitas contra a administração dele no período de uma ano e seis meses para cá foram indeferidas pela promotora Thays Massilon. “Isso mostra que estou trabalhando meu caro, e que estou fazendo a coisa certa. As pessoas que fazem essas denuncias contra eu tem que caírem a ficha que o que passou já passou, eu Frederico ganhei as eleições e agora esse é meu papel. Trabalhar em prol do desenvolvimento de Miranorte”.
Disse o prefeito exibindo os documentos que comprovam a veracidade da sua declaração. " - Tentam denegrir a imagem da gente, fazendo sensacionalismo, mas não levam e nem contribuem com nada!" Foi uma das frases do governante, que manifestou-se e mostrou repudio a pessoas que somente criticam, mas não fazem nada para ajudar o município. “Infelizmente algumas pessoas parecem que não gostam do município, são coisas de adversário político, mas no fundo nós sabemos que são pessoas que realmente não querem o bem para o município. Estou aqui trabalhando incansavelmente para mostrar para nossa população que nos elegeu o porquê nós fomos eleitos. Quero trabalhar incansavelmente e mudar a história da nossa cidade. Estou muito confiante.” – Concluiu o prefeito.
Organizando a casa
Nós organizamos contas públicas, fizemos ajuste fiscal, resolvemos problemas terríveis ligados ao serviço público, a credibilidade junto aos fornecedores e funcionalismo, trabalhamos as questões do IPSM, pois era algo que se arrastava há anos essas dividas previdenciárias e bem na época em que eu assumi o governo Federal disse chega! Deu um basta na situação e eu que tive que correr atrás do prejuízo. Para se ter uma  as dívidas da Prefeitura eram muitas, tantas que estávamos no CAUC, ou seja, com o nome sujo na praça. Tinha dinheiro empenhado na caixa que ia embora por causa disso e ao assumir tinha pouco mais de dez dias para adequar um monte de coisas parra esse dinheiro não voltar. Procurei um juiz federal e pedi que ele segurasse esse dinheiro na conta da caixa e isso foi feito. Arrumei tudo que precisava, renegociei as dividas e hoje nosso município tem o nome limpo e esse dinheiro está sendo utilizado em obras. Adequamos o custo da folha dentro dos limites constitucionais. Tudo isso dentro da ótica do equilíbrio: não gastar mais do que se arrecada. Estamos trabalhando intensamente. Tivemos que rever todo o plano de administração, apertando o ajuste fiscal, buscando recursos através de uma série de ações: melhorando ainda mais o sistema de arrecadação dos tributos municipais. Foi o ajuste fiscal que possibilitou avançarmos. Estamos em dia com a nossa folha de pagamento e também com os nossos compromissos fundamentais.

Nós estamos trabalhando junto a ATM (Associação Tocantinense de Municípios) e a CNM (Confederação Nacional de Municípios) para haver uma mudança, um novo pacto federativo, para que aí sim os municípios tenham condições de estar sobrevivendo e atendendo demandas da comunidade, pois o Governo Federal fica com a maior parte dos recursos e os problemas que existem é aqui dentro dos municípios, onde está as prefeituras, onde está o prefeito, que junto com a população sabe onde está a demanda. Está aí um manifesto muito grande do Brasil inteiro junto ao Governo Federal para que faça um novo pacto federativo para que se possa melhorar o repasse do FPM.

Educação

No âmbito da educação temos feito varias melhorias. A implantação da escola de tempo integral é uma necessidade e nós vamos começar aqui em Miranorte. Para ser escola de tempo integral não precisa ser aqueles prédios que nem de Palmas com campos de futebol, piscinas, ginásios. Vamos usar nossos próprios prédios escolares, nossa realidade de cidade de interior. Até porque mais pra frente quando cobramos do governo federal um desses prédios modernos eles verem que já implantamos o sistema aqui dentro. “A gestão pedagógica e administrativa para este tipo de escola está sendo planejada, estudada e organizada em uma rotina diferenciada. Queremos a participação de todos nesta construção do modelo”, afirma.
Os nossos profissionais da educação estão sendo valorizadas. Cheguei a me emocionar quando  vi o manifesto de educadores aqui em frente e pensei que tinha que fazer algo para aquele povo. Hoje pagamos o teto salarial e valorizamos todos eles com suas progressões. O professor Ferreira conduz muito bem aquela pasta e é uma pessoa preparadíssima. Houve demissões sim na área da educação, mas tudo isso foi feito para que se fizesse uma adequação para que realizemos um concurso público aqui em Miranorte.
A merenda escolar antigamente às vezes era uma banana. Era desumana essa situação. Às vezes aquela não é mais uma alimentação do menor, às vezes, ela é a única refeição do dia para o estudante. Agora temos merenda de ótima qualidade e não é uma merenda qualquer, é proteína, pois nossas crianças precisam disso. E inédito na educação em Miranorte, pela primeira vez nós temos uma nutricionista para cuidar dessa questão e ainda estão vindo estagiários do ano final do curso de nutrição da UFT para nossa cidade, que já estão praticamente  preparados para lidar com a questão alimentar .

Essa entrevista vai ser pubicada em três partes. Amanhã você acompanha a segunda parte.

Nenhum comentário :