...

...

domingo, 17 de agosto de 2014

Prefeitura Tira Comunidade Rural, conhecida como custa-a-ver, do Isolamento

Prefeitura Tira Comunidade Rural do Isolamento
Todos os anos durante o período chuvoso, a comunidade do Custa-a-Ver, localizada há 55 km da zona urbana de Miranorte, enfrenta problemas de locomoção, devido ao difícil acesso que é feito pelo Rio Boi de Porteira, nascente do Rio dos Bois.
Há mais de 20 anos, a travessia era feita por meio de cabos de aço, colocando em risco a vida das famílias, principalmente de crianças e idosos. Segundo dona Raimunda, uma das mais antigas moradoras da região, por diversas vezes, na época das cheias, precisou da ajuda de outras pessoas para ser amarrada com cordas pela cintura e puxada até a outra margem do rio.
O acesso das crianças à rota do transporte escolar também era comprometido, dado o perigo da travessia e pela falta de estradas. Os alunos tinham que caminhar cerca de 3 km todos os dias.
O Governo de Miranorte, por meio da Secretaria da Infraestrutura esteve presente na região, e conversando com moradores constatou a necessidade de ações emergenciais para tirar aquela comunidade do isolamento.
Como medida de urgência, foi construída uma passarela, com 23m de extensão e 1,50m de largura e telas nas laterais para garantir a segurança daqueles que transitam. A passarela serve também para o trânsito de motocicletas, bicicletas e animais.
Segundo o secretário Waldir Mário, também, naquela região foram feitos 10 km de recuperação de estradas, sendo 3 km ligando a vicinal da Fazenda Araguarina até a passarela e 7 km dentro da comunidade do Custa-a-Ver. A inauguração foi no sabado dia 16.

Nenhum comentário :