...

...

domingo, 14 de outubro de 2012

Edson Sousa, um humilde na Camara

Quando o telão do TRE em frente o cartorio eleitoral de Miranorte na Praça Santo Antonio exibiu os resultados das eleições em que aparecia o nome dele como um dos eleitos ele praticamente ficou estatico e não acreditou que aquilo estava acontecendo. Tratava se de um engano, um sonho ou ele acabava de ser eleito o mais novo vereador de Miranorte quebrando varios recordes. Edson Sousa, a humildade em pessoa como o próprio slogan ja dizia acabava de ser eleito como o mais jovem vereador de nossa cidade aos 23 anos. Dava o primeiro mandato legislativo a sigla PT em Miranorte, e olha que muitos ja haviam tentado por essa sigla, mas ninguem ainda havia conseguido. Ganhava a eleição sem ter dinheiro para bancar, somente na base da amizade e do carinho que tem com os ouvintes de seu programa e quebrava o preconceito que sempre tiveram pelas camadas mais baixas da população.
Mas para falar da vitoria de Edson Sousa, temos que ir desde o começo. O garoto humilde, filho de seu Lourenço e dona Francisca foi criado em um lar muito humilde, nascendo na Rua 18 na Vila Maria e muito criança ainda mudando para o Setor Cascalheira juntamente com seu pai, irmãos e irmãs para onde passou toda a infancia e adolescencia ouvindo a radio Nacional da Amazonia e Radio Cultura de Miracema na humilde residência. Como ele mesmo costuma dizer, tinha dia que a alimentação em sua casa era só arroz e abobora. Mas ouvindo o radio o garoto tinha um grande sonho, o sonho de ser locutor. Foi nessa epoca que começaram a surgir as radios piratas de Miranorte. Um belo dia montaram uma radio de nome Studio FM, com tecnologia um pouco mais avançada, porem pirata, o garoto magrinho e franzino chegou lá com suas cartinhas nas mãos, que ele sempre mandava, e pediu para fazer um teste. Foi reprovado, puro preconceito do diretor da emissora, um tal de Agnaldo Carvalho.
Mas ele não desistiu, a Studio foi fechada pela Anatel e abriram uma nova radio Pirata, a Nova FM, onde ele ganhou uma chance e passou a comandar um programa diario. A voz era um pouco afonica por estar em periodo de transição da adolescencia para a maturidade. Quando a Nova FM foi fechada pela Anatel o jovem foi convidado a trabalhar em Tocantinia na Radio comunitaria que abriu por lá e permaneceu um bom tempo naquela cidade, até ser liberada a Miranorte FM e ele convidado para apresentar o Xou da manhã. Fez tambem um programa de humor de grande audiencia, que so acabou devido ao preconceito de uma minoria puritana e conservadora da cidade que sempre se metem onde não devem. O jovem agora era detentor de um vozeirão e agradava em cheio todo tipo de público. Passou a apresentar tambem o xou da noite e o Jornal da 104 e por conhecer as mazelas da sociedade miranortense resolveu ingressar na carreira politica anunciando que se candidataria a vereador. Logo foi apadrinhado pelo politico Pedro Alcantra que viu no jovem um grande potencial. Pedro Alcantra acabava de romper com o PMDB e assumiu o PT, convidando Sousa a se filiar, pedido que foi prontamente atendido.
Mas em sua jornada politica Edson Sousa teve que engolir muitos sapos, teve muita gente invejosa que atravessou o seu caminho. Pessoas chegavam a lhe dizer para desistir de ser candidato pois ele não ganharia e ainda ia ficar louco até o final da campanha. Isso o deixava muitas vezes para baixo mas servia tambem de incemtivo para impulsionar sua campanha. E a pé ou de veiculo emprestado por amigos o jovem ia de casa em casa pedindo seus votinhos. Chegou a ouvir uma vez de uma companheira de trabalho seu para desistir de ser candidato pois ele ia tomar muito era cada café ruim que as pessoas oferecem e depois na falsidade votariam em outro candidato de maior poder aquisitivo. Ele disse que tomaria quantos cafés fossem possivel e ainda agradeceria, pois o que valia não era o gosto do café e sim a bondade na intenção de oferece-lo.
Ja durante a politica, na fase quase final um grande politico saiu espalhando por aí falsetas com o nome do jovem na intenção de manchar sua reputação. Resultado: Sousa foi o quarto mais bem votado com 316 votos e o outro teve 0 votos, o das invenções.
O jovem fez questão de voltar em cada casa e abraçar cada pessoa que ele pediu voto, mesmo as que ele nem sabe se votou nele. Edson Sousa tem agora uma importante missão em suas mãos, fazer pelo povo o que o povo fez por ele, votar nos bons projetos e mostrar que alem de humilde é competente.

Um comentário :

Anônimo disse...

Parabéns! Edson Sousa....