...

...

sábado, 20 de outubro de 2012

Miranorte sedia primeira reunião da CIR após redivisão das regiões de saúde



Iris Silva
A primeira reunião da CIR – Comissão Intergestores Regional, após redivisão das regiões de saúde, que passou de 15 para sete, a luz do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, que regulamenta a Lei 8.080/90, ocorreu na cidade de Miranorte.

Um dos primeiros assuntos abordados pelos gestores municipais de saúde e técnicos da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins na reunião foi à escolha do nome para as regiões Miracema e Capim Dourado que se fundiram. Por votação dos participantes o novo nome ficou CIR Capim Dourado.
A nova CIR passa a contar com 14 municípios e representantes da Sesau, abrangendo uma população de 301.576 habitantes. A comissão tem a finalidade de atuar como um espaço de pactuação e co-gestão solidária, garantindo e aprimorando a aplicação dos princípios do SUS, visando o fortalecimento do processo de Regionalização de Saúde.

Outro ponto que se destacou foi à apresentação, discussão e aprovação das alterações do projeto da Rede de Atenção às Urgências da região prioritária Capim Dourado, no Estado do Tocantins, onde a referida CIR em cumprimento ao acordo firmado na CIB - Comissão Intergestores Bipartite deu prosseguimento nas adequações do referido projeto, que tem como objetivo organizar a Rede de Atenção às Urgências orientando a sua implantação de forma regionalizada, contribuindo para ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência.

A secretária municipal de Saúde de Miranorte, Maria Lúcia Luz Alves, ressalta que todos os pontos debatidos na reunião foram importantes e sempre que ocorre uma discussão desta natureza, os gestores aprendem mais sobre saúde e oportuniza fazerem novas reivindicações. “Mas destaco a rede de urgência e emergência, porque isso vem ampliar os benefícios para a região. Quanto à divisão das regiões de saúde, a importância maior é que com a ampliação proporcionará a resolução de problemas de saúde entre vários municípios ao mesmo tempo. Desta forma, mais pessoas pensando e discutido os problemas, a probabilidade de resolução dos problemas de saúde dos municípios é muito maior”, disse.

Para o secretário de Saúde de São Félix Tocantins, Silvio Marcos, “a inclusão dos novos municípios proporcionou uma discussão mais ampla dos problemas de saúde regional. Já a proposta do novo plano de urgência e emergência vai ajudar a minimizar os problemas quanto ao acesso de alta e média complexidade, haja vista, que o município de São Félix fica em uma região de isolamento devido às dificuldades de rodovia”, explicou.

Como diferencial desta reunião a secretária Executiva da CIB, Elizangela Braga Andrade, destacou a participação da CIB, que a partir desta reunião passa a acompanhar as discussões realizadas na CIR. “Que tem como objetivo apoiar as discussões e prestar esclarecimentos acerca das pactuações das políticas públicas de saúde ocorridas no âmbito estadual através da CIB”, disse.
A última reunião da CIR Capim Dourado do ano de 2012 acontecerá na cidade de Lizarda, no dia 7 de dezembro.

Cronograma
A reunião ocorrida em Miranorte abriu a quarta etapa das reuniões da CIR 2012, e nesta terça-feira, 16, acontece à reunião da CIR Porto Nacional, em Monte do Carmo. No dia 23, as CIR’s Extremo Sudeste e Sudeste, se reúnem em Arraias e a CIR Portal do Bico e Bico do Papagaio se encontram na mesma data em Axixá e no dia 26 as CIR’s Sul Angical e Centro Sul, em Figueirópolis. Já no dia 6 de novembro, as CIR’s Araguaia Tocantins, Lobo Guará e Cultura do Cerrado, se reúnem em Pedro Afonso Tocantins e as CIR’s, Médio Araguaia e Médio Norte, em Araguaina; E no dia 09 de novembro, para finalizar a quarta etapa, a CIR Cantão em Paraiso do Tocantins.
(Da Sesau/Iris Silva)

Nenhum comentário :