...

...

domingo, 28 de outubro de 2012

Escola Antonio Uchôa promove a Primeira Feira Cultural em grande estilo


 
Foi nesta sexta feira 26 de outubro o dia inteiro que a Escola de maior expressão do ambito municipal na atualidade de Miranorte realizou um super evento batizado de "Primeira Feira Cultura" em que todos se empenharam para que o mesmo se tranformasse no sucesso estrondoso que foi. Trata-se da Escola Municipal Antonio Uchôa Viana. O evento está no PPP da Escola e é um projeto do professor Ismael que envolve o Dia D da Geografia na Escola.
"Leila Cardoso"... guardem bem esse nome, pois ela foi a mola propulsora de tudo. Enquanto muitos a criticavam por fazer o evento, dizendo que agora nada disso tinha imortância pois o atual prefeito perdeu a poltica, ela frisou e deixou bem claro que uma administradora de escola não administra para o prefeito e sim para os alunos e a sociedade. Mostrando assim todo o profissionalismo que a educadora tem. Leila é a diretora da Unidade Escolar. Mas não foi só Leila que comprou o compromisso de realizar o projeto, tiveram meritos tambem as coordenadoras Eva Brito, Gessivan Carmo, Luzenir Henrique e os professores Ismael, Heloina, Edilene, Genezy, Celda e toda a galera que trabalha e leciona na escola. Alem dos alunos que contribuiram e muito para o sucesso do mesmo.
 
Divisão tematica
 

 
O evento foi tematico e dividido por regiões, de acordo com a cartografia do Brasil, foram apresentados teatros, coreografias, danças, e desfiles. As regiões representadas eram Sul, Sudeste, Norte, Centro Oente e Nordeste. Alem das apresentações haviam as salas tematicas onde tinha desde a ornamentação de acordo com a região até as comidas tipicas da mesma. Uma das regiões mais bem representadas foi a região Norte em que estiveram presentes varios alunos e pais apresentando os pratos tipicos que foram degustados pelos jurados e tambem pela imprensa. A região Norte arrasou com um prato extremamente delicioso "Peixe ao leite de coco" que estava de dar água na boca. Acompanhando o peixe tinha uma autenctica Maria Isabel e de sobremesa um saboroso Mané Pelado (bolo de mandioca) e muitas frutas da estação. Alem de deliciosos sucos de muricí, graviola e outras frutas.
Mas não era só as comidas da região Norte que estavam deliciosa, pois o frango caipira com pequi da região Centro-Oeste e a carne de bode de uma outra região, da nordeste, estavam inusitados e requintados como nunca, dando um sabor diferente ao cardapio e uma vontade de fazer uma marmitinha e levar para casa. A região Sul apresentou seu arroz de carreteiro e vinho como acompanhamento, extremamente geladissimo, e a região Sudeste apresentou duas iguarias que sinceramnete eu não conhecia, mas que está aprovado, bolinho de carne de sol e aipim e o cuscuz temperado que tive que pedir a receita. Ao final das visitações das salas tematicas tanto os jurados quanto a imprensa estavam plenamente saciados e com vontade de voltarem em uma proxima ocasião.
 
Opiniões
 

 
Todos sabem que a Escola Antonio Uchôa está situada em uma Vila de periferia e a estrutura financeira não é do mesmo padrão das escolas estaduais, mas com toda carencia tanto da escola como dos estudantes realizaram um evento que nada deixou a desejar para nenhuma escola do estado. O diretor da Radio Miranorte FM Pedro Alcantra frisou que o evento foi muito bom e de uma extrema importancia para os alunos e elogiou o trabalho da diretora Leila, lembrando que o evento ficará marcado como uma grande experiência na vida dos alunos e profissionais que dele participaram.
O vereador eleito Edson Sousa disse que participou de um evento de grande qualidade e que a frente da camara no ano que vem está pronto para ajudar a escola no que der e vier e que podem sempre contar com ele. Edson Sousa e Pedro Alcantra foram jurados e provaram e aprovaram as apresentações e as comidas tipicas.
O blog Os fatos eo Boatos representado por mim e por meu assistente Davi nos sentimos honrados de termos participados de algo tão grandioso e agradecemos pelo reconhecimento e o convite carinhoso que nos fizeram e as pessoas que nos ajudaram na locomoção: Edilene, Cicero Ceará, Genezy, Celda, Leila, Eva e todos da escola.
 
Os alunos
 
 
Não tem coisa melhor do que ver a carinha feliz dos alunos e o carinho com que eles recebem os convidados nesses eventos, e os alunos do Antonio Uchôa tem um brilho diferente e especial no rosto. Em cada apresentação olhando na cara dos alunos, tanto os que apresentavam quanto os espectadores, era visivel ver o orgulho deles por terem dado esse salto importantissimo em sua vida escolar. Só para citar alguns representando a todos os mais de 400 que alí estudam: Moací Vilanova, Washington, Landim, Andreia Figueiredo e muitos outros, que são o futuro de nossa cidade e a continuidade de nossa tradição. Parabens alunos, parabens diretora Leila, coordenadoras e todos dessa escola, vocês estão fechando sua administração a frente dessa unidade com chave de ouro. E os alunos vão sempre lembrar de vocês como aqueles que os valorizaram do inicio ao fim!

2 comentários :

Anônimo disse...

Parabéns as alunas Adriana e Abigail estão lindas! beijos




Rhoselly Xavier disse...

Parabéns, Edson, pela iniciativa de apoio aos trabalhos bacanas que são realizados nas escolas da nossa cidade. A cobertura desses eventos é importante para socializar informações e valorizar as atividades riquíssimas que são desenvolvidas por pessoas tão dinâmicas e competentes como são os filhos de Miranorte. Continue fazendo esse trabalho que é essencial no processo social e cultural da nossa gente.