...

...

domingo, 25 de novembro de 2012

CEM Rui Brasil realiza Simposio no dia da consciência Negra

O CEM Rui Brasil realizou no Dia da Consciência Negra, 20, atividades literárias, históricas e artísticas alusivas a cultura dos povos afrodescendentes.
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.  A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
Escolas e entidades dos movimentos dos povos negros  organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente evitar o desenvolvimento de sentimentos racistas e, até mesmo de auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.
O CEM Rui Brasil, consciente do seu papel realizou atividades durante todo o dia envolvendo alunos e professores. A oportunidade foi importante para que os alunos  tivessem um aprofundamento na leitura sobre as características culturais do povo afrodescendente.

Alem dos alunos do CEM RUI BRASIL com varias apresentações culturais estiveram presentes por lá também alunos da Escola Sales Marins com danças e coreografias e do Colégio Providência também com danças e coreografias.
Uma das apresentações mais engraçadas foi uma dança típica portuguesa chamada “cancã” que foi apresentada por algumas alunas que até nos erros arrancou gargalhadas e aplausos!

Nenhum comentário :