...

...

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Escola Antonio Pereira realizou a festa da mandioca em grande estilo




Na sexta feira dia 19 de abril foi realizada mais uma edição da Festa da Mandioca na Escola Municipal Antonio Pereira de Sousa.


Durante a festa houve apresentações culturais (danças, músicas e desfiles mirins, infantis e adolescentes), exposição de produtos da agricultura familiar, feira de produtos feitos tipicamente de mandioca. A parte cultural do evento foi coordenada pela professora Isabela Ponce que ensaiou muito bem as crianças e adolescentes que fizeram bonito na passarela. A diretora da escola, Célia Marques falou da importância da professora ao seu lado e o seu tino artístico cultural e o quanto ela tem contribuído para o bom andamento dos projetos na escola.

A Festa da Mandioca tem como principais objetivos fortalecer a agricultura familiar, divulgar e fortalecer a cultura da mandioca no município e região, desenvolver canais de comercialização , a valorização e resgate da cultura local e expansão e incentivo da agroindústria. Alem de fazer com que a comunidade coma muitas guloseimas feita com essa raiz que se transforma em muitos pratos típicos  desde o caldo, escondidinho, torta, mané pelado, farofa e muitos outros.

Estiveram prestigiando o evento o secretario de Cultura Pedro Alcantra, e os vereadores Ana Luisa e Adriano Santiago, alem da diretora da Escola Castro Alves a senhora Mariza e seu esposo Zezinho da Melancia, o diretor da escola Antonio Uchôa Viana senhor Aldemir Gomes, o Assessor de comunicação da prefeitura senhor Paulinho Couto.
A diretora Célia Marques cuidou do evento do começo ao fim juntamente com todo o quadro de funcionários da escola. Uma colega chegou a elogiar a atuação da gestora que nem em casa tinha ido almoçar para cuidar do evento para que tudo saísse certo e continuasse sendo o mesmo sucesso das edições anteriores. Esse ano a diretora acertou ao não colocar em funcionamento uma famosa boate feita pelos alunos nos anos anteriores e que sempre foram flagradas bebidas alcoólicas por lá que entrava escondida através de alunos de outras escolas que as repassava por um buraco no muro. Sem essa boate tudo correu na maior harmonia e não houve nenhuma confusão.
Ainda cedo da noite a maioria das guloseimas que estavam expostas para venda ja tinham se esgotado, provando assim que o povo realmente valoriza os produtos que são feitos com a raiz da macaxeira e que a festa realmente ja virou uma grande tradição em Miranorte.

Nenhum comentário :