...

...

terça-feira, 9 de abril de 2013

Município de Miranorte e Estado assinam termo para garantir cursos profissionalizantes às famílias de baixa renda

Município e Estado assinam termo para garantir cursos profissionalizantes às famílias de baixa renda
Secretário do Trabalho e Assistência Social Agimiro Dias da Costa, Prefeito Dr. Fred e Vice-governador do Estado João Oliveira


O Prefeito Dr. Fred e secretários municipais Célia Marques (Assistência Social e Cidadania), Professor Ferreira (Educação) e João Henrique (Saúde), assinaram termo de Pactuação Técnica entre o município e Governo do Estado para oferecer cursos de capacitação profissional às famílias beneficiárias de programas sociais como Bolsa Família, Pioneiros Mirins e outros. Na ocasião, os prefeitos e secretários de Miracema, Tocantínia, Lizarda, Rios dos Bois e Dois Irmãos também assinaram o termo.
Com essa pactuação, os beneficiários poderão participar dos demais programas que fazem parte do Plano Tocantins Sem Miséria, que são: Pronatec para beneficiários de Programas Sociais; Inclusão Produtiva Urbana e Rural; Economia Solidária; Projeto Ecosol Territorial, Troca Solidária e Bancos Comunitários; Política Pública de Produtos Sólidos Recicláveis; Microcrédito Produtivo Orientado – Crescer; Mulheres Mil; Projetos Arranjos Produtivos Sustentáveis; Projeto Empreendedores Individuais Solidários; Cursos de Qualificação e Capacitação Profissional; Ação de Capacitação de Projetos de Geração de Renda para os beneficiários de programa sociais; Projeto de Apicultura; Projeto de Associativismo e Cooperativismo.
Segundo o termo, Governo do Estado e municípios irão atuar juntos para garantir a oferta dos programas e a prefeitura terá que realizar um levantamento acerca das demandas do município, oferecendo os cursos que são mais próximos da sua realidade. São mais de 500 cursos disponíveis através do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Estes, terão carga horária mínima de 160 horas, e serão ofertados por instituições de ensino técnico e tecnológico, como os parceiros do programa Senac, Senai e Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Os cursos são gratuitos, os beneficiários terão direito à alimentação, transporte e aqueles que participam de outros programas, não perderão seus benefícios. É importante lembrar que o participante precisa ter frequência integral durante o curso, para receber uma bolsa formação de R$ 200,00.

Fonte:  http://miranorte.to.gov.br

Nenhum comentário :