...

...

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Infraestrutura apresenta a nova realidade do lixão em Miranorte


Infraestrutura apresenta a nova realidade do lixão em Miranorte
No mês de fevereiro, o Governo de Miranorte tomou conhecimento de uma ação impetrada pelo Ministério Público, onde exigia da administração municipal que fossem tomadas providências para diminuir o impacto ambiental, causado pela falta de critérios com o descarte dos resíduos sólidos. O MP cita no processo que desde 2009 tenta um acordo com a gestão, mas que nunca foram tomadas medidas para a regularização do lixão.
É importante destacar que, desde os primeiros dias da gestão, mesmo antes de que essa ação fosse conhecida, o Governo de Miranorte, por meio da Secretaria de Infraestrutura, já havia iniciado ostrabalhos de limpeza e separação dos resíduos no lixão. Porém, a maior dificuldade na execução dessas ações em tempo hábil, foi a falta de maquinário para realizar os serviços, uma vez que as máquinas da prefeituras foram encontradas em estado deplorável. Nem por isso, deixou-se de ser cumprido o que foi determinado pelo Poder Judiciário.
As fotos abaixo mostram a dimensão do descuido com que os resíduos eram depositados, distante das valas, o que aumentava o fluxo de animais e insetos no local. É possível ver a diferença no aspecto no lixão já nos primeiros 100 dias. Foram abertas mais valas, para os resíduos antes espalhados por todo o perímetro, desde a entrada, nas margens da TO 342. Após o depósito do lixo, as valas são lacradas com uma camada de terra, diminuindo o mal cheiro e a infestação de animais. Cercas e placas de advertência foram instaladas, e os portões ficam fechados à cadeado para restringir o acesso de crianças e controlar a entrada dos caminhões. Os trabalhadores receberam equipamentos de proteção individual e foram instruídos sobre o uso correto, evitando acidentes e possíveis contaminações.
Dos nove itens previstos no processo, até o momento foram cumpridos seis, e segundo o secretário Waldir Mário, estes últimos estão em andamento.

Nenhum comentário :