...

...

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Cultura: CEM Rui Brasil realizou a XII edição do Simposio afro-brasileiro com direito a jantar de gala

O Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante localizado no município de Miranorte, promoveu no dia 20 de novembro Mais uma edição do Simpósio da Consciência Negra. O evento faz um debate sobre a questão racial nas escolas, a fim de combater o racismo, e contaram em sua programação com palestras, debates, apresentações culturais, exposição de imagens, peças teatrais e um jantar afro na casa da professora Maria da Paz para todos os funcionários da escola e os alunos que fizeram parte da apresentação.
Segundo o diretor da instituição, o professor Givaldo, o objetivo é possibilitar aos educandos um espaço anual para o debate público sobre as questões raciais (étnicas) que envolvem a cultura afro-brasileira. O simpósio contou com a presença do prefeito doutor Fred e da primeira dama dona Célia.
"Pretendemos estimular a reflexão sobre as influências da cultura de origem africana no Brasil e em Miranorte, além de oportunizar o debate sobre a participação do negro na sociedade e na mídia. Visamos também socializar experiências teórico-práticas que possibilitem a produção de conhecimento que contribua para a extinção de toda e qualquer discriminação", declarou uma das professoras do CEM.
Durante o evento houve também a escolha do aluno e aluna beleza negra da instituição. O aluno Gabriel Fonseca foi o eleito esse ano e recebeu a faixa do aluno Jardel que a ostentou de 2013 até agora.

O cardápio do jantar também foi típico e emprestou da culinária africana sabores, temperos e aromas. Maria da Paz, a anfitriã, apresentou pratos requintados, como a galinha de cabidela, farofa com feijão tropeiro, arroz de cuchá, carne com especiarias, peixes e muito churrasco especialmente preparado pelo chef Dete e companhia. Os professores e funcionários do CEM também brindaram com uma especiaria mundial, uma cervejinha especialmente gelada. 
Para abrilhantar o evento esteve presente como convidada especial a percursora do Gruconto Celia, que é da cidade de Tocantínia e em meados dos anos 90 ajudou a criar o Grupo de Consciência Negra do Tocantins.

Nenhum comentário :