...

...

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Vereadores de oposição solicitam redução de IPTU em Miranorte, e também benfeitorias em Setores prejudicados pelas chuvas

Estudos no sentido de encaminhar ao Chefe do executivo, o Senhor, FREDERICO HENRIQUE DE MELO requerimento reduzindo a alíquota de cobrança  do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU ) no Município de Miranorte, que atualmente é de 3% solicitando que  seja feita,  redução de 40% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e de 100% de desconto nas multas e juros dos impostos atrasados do município até do dia 31 de Dezembro. Esse é o teor do  requerimento da Câmara, subscrito pelos seis  vereadores, e votado por unanimidade a  qual foi encaminhado ao prefeito municipal.                                  

         Argumentaram os vereadores que a cobrança do IPTU em nosso município é considerada uma das mais elevadas, principalmente em comparação a outras cidades da região, que em alguns locais chega a ser metade do valor da alíquota praticada em Miranorte. Essa situação acaba prejudicando muito o setor imobiliário, pois a aquisição de imóveis fica mais difícil, já que os tributos acabam encarecendo muito seus valores. 
         Ressaltaram, que embora a Constituição Federal assegure ser de iniciativa concorrente a apresentação de matérias referentes à cobrança de tributos municipais, projetos de lei que importe em renúncia de receita é de iniciativa privativa do Chefe do Executivo Municipal. Sendo assim, os vereadores não podem apresentar matéria que implique em redução de impostos, como é o caso da alíquota do IPTU. 
         Sendo assim, a reivindicação do Legislativo Miranortense, através de todos de seus vereadores, é no sentido de que Administração Municipal proceda a um estudo técnico, visando reduzir a alíquota do IPTU já para o próximo mês  e/ ou no exercício de 2015, proporcionando com essa medida um benefício importante para a comunidade, com incentivo também ao setor imobiliário.
         Com essa redução, toda  a população  terá condições de pagarem o IPTU e aumentar também a arrecadação do município, é uma oportunidade  dada a todos,  visto  que o desconto  de 40% prevê ainda a possibilidade que o contribuinte possa pagar em até três parcelas. “Um IPTU de 100,00 a pessoa vai pagar 60,00 em três parcelas de 20,00”.Vai favorecer os munícipes. Todos irão poder pagar seus impostos saindo da inadimplência. Com isso criamos oportunidades para os cidadãos poderem pagar seus impostos.

         Queremos dar condições aos Miranortenses, de contribuir com a cidade. As pessoas terão orgulho de pagar as taxas, pois isso vai ajudar  o poder executivo a realizar  a construção  de obras com o fundo participativo do  próprio município, haja vista que ainda não foi inaugurada e nem construída  nenhuma obra com esse fundo, o que vimos foram “reformas”  de prédios públicos  já construídos e inaugurados  em gestões passadas. Esperamos em DEUS que a mudança que a gente espera há de vir, nos restam dois anos.  Diz a vereadora prof. Isabela Ponce.

Problemas com as chuvas nos setores
Com o grande volume de chuvas, desde o inicio de Novembro em Miranorte, tem contribuído para o aumento da quantidade de buracos nas ruas e avenidas, como, também, o crescimento do mato em lotes e terrenos baldios.
         Preocupados com essa realidade, os Vereadores solicitam ao, Excelentíssimo Prefeito Municipal, o Senhor, FREDERICO HENRIQUE DE MELO, que encaminhe  ao  Secretário de Infra estrutura Sr.  Valdir Mário  que  seja feita,  operação tapa-buracos  e os serviços de limpeza, como roçagem, poda de árvores, recolhimento de entulho e galhada nos lotes baldios do Setor Sul,  Setor  Aeroporto e Vila Jaó.
          “Com o período das  chuvas o crescimento do mato é muito rápido, sem contar o aumento na quantidade de buracos nas avenidas, mas com o início do período de estiagem fica mais viável montar uma força-tarefa para a limpeza das áreas públicas e organizar um mutirão de tapa-buracos. Com isso estaremos prevenindo doenças  e levando mais segurança aos setores mais distantes  que ainda sofrem com o descaso   da falta de   Iluminação.( Faz se lembrar que a solicitação para Iluminação nos Setores Aeroporto, Setor Sul e Vila Jaó. Foram aprovados por unanimidade pelos vereadores desde  o mês  de Abril, falta apenas  a boa vontade  do prefeito) Com o mato alto serve de esconderijo para supostos delinquentes, dificultando o trabalho dos policiais.  Enfatizou Isabela Ponce.
  
         Os  moradores   são conhecedores  dos problemas enfrentados pela população do setores acima citados , que há muito tempo vem reivindicando do Poder Público, obras necessárias de infraestrutura, como a solução para operação tapa-buracos, serviços de limpeza,  roçagem, poda de árvores, recolhimento de entulho e galhada nos lotes baldios   em boa parte do setor, durante o período chuvoso, essa é uma das principais reclamações dos moradores do Setor Sul, há muitos anos. “Entra prefeito, sai prefeito, o problema vira promessa de campanha e a solução nunca chega”, lamentou um morador do bairro.
         Para a vereadora a população também precisa se conscientizar quanto a sua parcela de responsabilidade com a limpeza da cidade. “Estamos cobrando do poder público serviços de limpeza, mas é preciso que a população também faça sua parte, limpando seus lotes e não jogando lixo em locais proibidos, fiscalizando e denunciando”, finalizou.

Matéria produzida pela vereadora Isabela Ponce

Nenhum comentário :