...

...

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Vereadora Isabela Ponce e vereadores da oposição faz ao prefeito indicação para feriado municipal do dia da Consciência Negra

 
Os Vereadores  subscreveram através de Indicação ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, o Senhor, FREDERICO HENRIQUE DE MELO  a decretar como feriado municipal, o dia 20 de Novembro. Dia da consciência negra.
 
         Comemorado em 20 de novembro, a data lembra a morte do líder Zumbi dos Palmares e inspira, a cada ano, um número maior de atividades durante o mês, em todo o país Um total de 1.047 municípios já decretou feriado para o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, símbolo da luta pela liberdade e valorização do povo afro-brasileiro, e inspira a cada ano um número maior de atividades em torno de reflexões sobre questões raciais no país.


         A Constituição determina que a legislação fixe datas comemorativas de alta significação para os diferentes segmentos étnicos nacionais.
         A Lei Federal 12.519, de 2011, já instituiu o dia 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Nas outras unidades federativas, a decisão compete a cada município.
         Outra lei em vigor é a 10.639, de 2003, que estabelece a data de 20 de novembro como parte do calendário escolar brasileiro. Essa lei também tornou obrigatório, nas escolas de níveis fundamental e médio, o ensino sobre história e cultura afro-brasileira.
         Em alusão à data, durante todo o mês de novembro são realizadas centenas de atividades com o objetivo de ampliar as discussões sobre os temas raciais, visando a expansão dos direitos conquistados pela comunidade afro-brasileira nos últimos anos.
         Devido às conquistas no cenário nacional, as ações afirmativas estão entre os assuntos em destaque neste mês da consciência negra. Mas as atividades do período também abrem um amplo leque de debates em torno de temas como a prevenção da violência contra a juventude negra e a persistência da representação negativa da pessoa negra nos veículos de comunicação.

         Procura se, através desse decreto um novo tempo, de transformação política e social em nosso Município. Diz  a Vereadora Prof. Isabela Ponce.

Nenhum comentário :