...

...

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Primeiro torneio interestadual da Amizade de MMA agita Miranorte

 
Com muito brilho, boas brigas e bom público, ocorreu com sucesso o primeiro torneio da Amizade  de MMA  realizado na cidade de MIranorte, na noite de sexta-feira dia 08 e durante todo o dia de domingo dia 09 de dezembro. O público que compareceu ao ginásio do Iremar Rodrigues de Sousa, para assistir ao evento, delirou com  lutas de alto nível e acabou pedindo mais.
O super  torneio, que no sábado teve inicio a noite com a pesagem dos atletas, contou com a participação de 03 estados, Goiás, Maranhão e Tocantins. Teve encerramento neste domingo, 17 horas 9 horas, com a entrega das premiações dos atletas  que se classificaram do terceiro ao primeiro lugar.
Um dos melhores combates foi entre o atleta Murilo, de Miranorte, contra um atleta da cidade de Porongatu, de Goiás. Murilo começou detonando o adversário no primeiro round e venceu facil. Foi o momento de maior vibração no ginásio. Só que o adversário acertou o nariz de Murilo que sangrou bastante e em um round mais equilibrado o atleta goiano venceu o segundo. Mais equilibrado ainda foi o terceiro round que terminou empatado e sendo decidido na balança, que é o primeiro critério de desempate. Venceu o atleta Murilo de Miranorte por ser mais maneiro que o atleta de Porongatú.
“Nunca havia visto nada igual. Tocantins e Miranorte precisavam de um evento desses para fugir da rotina. Gostei muito de ver briga de verdade e espero que os organizadores promovam outros torneios assim. Tanto o boxe, como o vale-tudo, empolgaram”, analisou Gustavo Silva, um expectador, que compareceu no domingo no ginásio Iremar Rodrigues.

Mas não foi somente essa luta que aconteceu, tiveram dezenas de outras lutas, tanto masculino como feminino e desde a infantil até o nível adulto e veteranos. Ao final das lutas foram entregues os troféus em uma bonita cerimônia, que teve muita agitação, solidariedade e animação. Um atleta da cidade de Porangatú abriu mão de seu troféu e o doou a um amigo seu que não lutou por ter dado uma convulsão durante a viagem.

O que é MMA e o UFC?


Originário do Vale-tudo no Brasil, o UFC foi criado nos Estados Unidos em 1993, com regras mínimas, e foi promovido como uma competição para determinar a arte marcial mais eficaz em situações de combate desarmado. Não demorou muito para que os combatentes perceberem que se quisessem ser competitivos entre os melhores, eles precisavam treinar disciplinas complementares. Os lutadores do UFC começaram a se transformar em atletas completos, de habilidades equilibradas, que poderiam lutar em pé ou no chão. Essa mistura de estilos de luta e habilidades se tornou conhecido como artes marciais mistas (MMA, sigla em inglês).
Hoje, o UFC é a principal organização de MMA e impõe as regras unificadas de Mixed Martial Arts, sem exceção. Com mais de 20 eventos por ano, o UFC é a casa da maioria dos lutadores  tops no mundo. Os eventos são realizados não só nos Estados Unidos, mas em muitos países em todo o globo.
Aqui em Miranorte o precursor do MMA é o professor Ricardo, juntamente com o professor Marcio que mantem uma academia de kung fu Wushu, boxe chinês e outras lutas marciais ali na Avenida Bernardo Sayão próximo ao Roberto espetinhos. Eles que vem promovendo torneios na área aqui em Miranorte a níveis estadual e agora em uma alçada maior fez esse grande torneio a nível interestadual.

Formas de Vitória

Yuri, um dos maiores nocauteadores de Miranorte e grande campeão de MMA: "Não gosto de machucar ninguem"! - Pode!!!!

Existem três maneiras de vencer uma luta: Nocaute, finalização ou decisão. Um lutador deve ou nocautear seu adversário, ou forçá-lo a desistir através de uma finalização, ou lutar o melhor que ele puder – provando ser o concorrente mais forte aos olhos dos juízes.
 
Sucesso Total do começo ao fim
 
 
 
A julgar pela animação do público e pela cara de sentimento de dever cumprindo dos organizadores o evento foi um sucesso total. Marcio, Ricardo, as jovens Miau e Raiane Ribeiro, Whewer Teivid, Yuri, Junior, Farnkismar, Rangel e muitos outros que abrilhataram o evento direta e indiretamente a sensação que ficou é que esse esporte ja caiu no gosto popular da nossa cidade e que só precisa de mais incentivos dos governantes locais e tambem da classe empresarial. Ao mesmo tempo o evento gerou capital de giro dentro de Miranorte, uma vez que os atletas de Porangatú, achou os preços aqui em nossa cidade mais em conta e compraram bastante nas lojas de artigos esportivos, chegando a lotarem a Moda Jovem Sports alí na Avenida Bernardo Sayão. Um dos atletas declarou: La em Porongatú tem 03 lojas esportivas, mais são tão careiras que a gente acaba fazendo pedidos dos nosssos artigos esportivos lá de São Paulo, mas aqui em MIranorte achamos mais em conta que em São Paulo, por isso estamos comprando, para aproveitar a oportunidade.
 
Premiação e nossos talentos
Em ato de solidariedade amigo doa o seu troféu ao outro que não lutou devido a uma convulsão
 
 
Como era de se esperar ao final do torneio papais, vovôs, mamães, madrasta e vovós corujas de todas as cidades participantes babavam sobre seus rebentos lutadores e os flashes eram constantes dos celulares e maquinas digitais para ficarem de recordação. Nubia, a mãe coruja do atleta campeão, um dos maiores nocauteadores da região, Yuri, disse que nervosa não conseguiu assistir a luta do filho, que mais uma vez sagrou-se como de costume campeão e ainda saiu com essa: "A coisa que acho mais ruim é machucar os outros, não gosto". - Declaração que arrancou gargalhadas de seus colegas de academia. O pequeno atleta Vitor, filho da mamãe Direma Ferreira, fez poses para as cameras e mostrou que é tambem um talento nato de mma. Outro que sempre se destaca nas categorias infantís é o garotão Gustavo Barros, filho de Anaelmo Barros e neto de Anaciano que estava lá prestigiando-o.
Ao final todos sentaram-se no tatame e assistiram a entrega da premiação. Parabens aos organizadores do evento, as delegações participantes de Goiás e Maranhão e aos nossos talentos tocantinenses e miranortenses.
 
 
 

Um comentário :

Clifton Mota. disse...

Parabéns Edson pela cobertura do evento muito bom o seu isentivo ao esporte de Miranorte.