...

...

sábado, 9 de março de 2013

A convite de Arnaldão Barbosa Coronel Marcio comparece a camara Municipal de Miranorte




 Arnaldão: Um parlamentar atuante
Quem duvida que o vereador Arnaldão Barbosa está alí naquela camara municipal para prestar serviço a comunidade está redondamente enganado, pois o parlamentar de maneira rude que calça botina e tem aversão a paletó e gravata, quando compra uma causa briga por ela do começo ao fim. Tanto é que juntamente com a parlamentar Ana Luisa a quem tem uma grande amizade vem movimentando a casa de leis com requerimentos de suma importancia a comunidade miranortense. Em cinco sessões ordinarias no mês de fevereiro os dois parlamentares juntos apresentaram requerimentos e tambem projetos de lei que vem justamente beneficiar a população tanto no ambito rural quanto no ambito urbano. Arnaldão tem arrancado do publico presente alí no auditorio da camara da camara sempre muitas salvas de palmas, e são palmas realmente verdadeiras. O parlamentar tem conquistado adeptos de todas as faixas etarias, visto que a juventude quando está alí presente fica encantada com seus discursos socialista. A classe dos professores tambem rasgaram muitos elogios ao parlamentar por ver que em seu discurso na sessão extraordinaria que votava o PCCR da categoria da educação o vereador foi conciso e direto ao ponto, mesmo não tendo participado das manifestações da classe  o que ele disse transmitia o sentimento de todos.
O politico estava há vinte anos afastado de cargos públicos, era daqueles que ninguem acreditava mais voltar a campo, mas para grata surpresa de todos voltou e foi selecionado e agora é o parlamentar homem da seleção do Legislativo Municipal que mais gols tem marcados.

Bandeira de campanha

Morador da zona rural, Arnaldão tem visto as lutas do homem do campo em seu dia a dia e a labuta deles para comprar suas motozinhas para se deslocarem do campo até a cidade. Desde que foi eleito a bandeira dele é para que a Policia Militar seja mais compreensiva com esses trabalhadores, pois muitos estão deixando de vir até a cidade para fazer suas compras ou trazer seus produtos como farinha, feijão e milho para ser vendidos aos comerciantes locais com medo de serem pegos e multados e terem suas motos apreendidas. Arnaldão diz que os policiais ficam esperando nas entradas e saidas da zona rural e que isso é ruim, pois todos alí são trabalhadores. Disse ainda que não é contra a PM prender e multar as motos de quem anda irregular ou fazendo bagunças e badernas com as mesmas dentro da cidade, principalmente menores que não tem habilitação e andam correndo por aí em altas velocidades pondo em risco suas vidas e a dos outros. 
Ele chegou a pensar em juntar centenas de motoqueiros pelas ruas de Miranorte fazendo um movimento pacifico para chamar a atenção das autoridades e pedir uma atenção especial ao homem do campo que usa essas motos, e disse que sabe que 70% delas estão em situação irregular, mas muitos não tem condição de legaliza-las. Essa ideia foi retirada graças a insistência de varios colegas parlamentares como Edson Sousa, Cabo Weliton e Giovani Lopes. Inclusive Cabo Weliton deu a ideia dele fazer um requerimento convidando o comandante geral do sexto CIPM para ir até a camara conversar com ele e todos os vereadores. Ideia aceita e o vereador fez no dia 20 de fevereiro o requerimento de numero 04|2013 que foi aprovado por todos os vereadores.
Durante suas explanações sobre o assunto para as pessoas e até colegas de legislativo, muitos acharam graça de Arnaldão, pelo seu jeito de expor suas ideias e até faziam brincadeiras de mau gosto como quem não acreditavam muito que a coisa fosse para frente, mas apesar de ser realmente uma pessoa que tem um carisma rustico e faz com que as pessoas se divirtam muito com suas entoações, o parlamentar é um nicho de muita experiência e inteligência e age com uma grande habilidade que chama muita atenção das massas populacionais do nosso municipio. É o politico que a pessoa quer ver e quer ouvir e sente firmeza no que ele fala.

A vinda do Coronel Marcio

Uma pessoa do mais alto patente na corporação da Policia Militar, o Coronel assim que recebeu o convite da Camara deixou claro que iria lá conversar com os vereadores e com Arnaldão que em especial foi o autor do requerimento que gerou o convite. No dia 08 de março, dia Internacional da Mulher, as 08 e meia da manhã, o Coronel Marcio, Comandante geral da Sexta Companhia Independente de Policia Militar - CIPM que compreende Miracema, Miranorte, Rio dos Bois, Lajeado e Tocantinia, compareceu a casa de Leis juntamente com o Tenente Valdecy que comanda o Terceiro Pelotão da CIPM, que compreende as cidades de Tocantinia e Lajeado. De imediato pode ser percebido o quanto o Coronel é um homem simples e que sabe ouvir a sociedade de bem. Nas suas palavras ele demonstrou o quanto é sábio, inteligente e sabe gerir um Companhia Idependente de Policiamento Militar com muita destreza e dialogo. A reunião do Coronel e os vereadores foi dentro do gabinete do presidente da Camara e foi presidida pela vereadora Ana Luisa, que assumiu a presidência, devido ser a vice, e por causa da ausência do presidente vereador Jaime Monteiro que tinha compromissos em Palmas e não teve tempo de desmarca-los. Estiveram presentes tambem os vereadores Adriano Santiago, Cabo Weliton, Giovani Lopes, Edson Sousa, Jairo Jardim, Jacó Barbosa e o requerente Arnaldão da Serra. Compareceu tambem o secretario de gabinete Roney Liberalino. O prefeito Fred juntamente com seu vice Jadson Marins, estavam em um compromisso na Secretaria de Assistência Social e no meio da reunião foram cumprimentar o Coronel e o Tenente e permaneceram até o final.
 
A palavra foi dada ao requerente Arnaldão que expos o assunto ao Coronel Marcio dizendo que a intenção alí não era que se fosse infrigida a lei, pois é ciente de que ela é para todos e que é para ser cumprida e que apenas fazia um conjunto de ideias para falar a respeito das "montadeiras", nome que ele dá as motozinhas utilizadas pelos produtores rurais. Ele falou que os policiais são os fiscais da lei e que temos que ter respeito pelos mesmos e andarmos lado a lado. Fazendo uma alusão ao tempo do carro a gás ele disse que o ex governador Moisés Avelino foi muito flexivel aos homens da zona rural que usavam aqueles veiculos nas estradas estaduais e nas cidades e isso foi um pedido dele e agora fazia as mesmas reinvidicações em relação aos motoqueiros da zona rural que não possuiam carteiras de Habilitação e que possuem apenas motos bem antigas que servem para fazer o transportes deles da zona rural até a zona urbana.
Após ouvir as explanações dos outros vereadores e do chefe de gabinete Roney Liberalino, o coronel ouviu do prefeito Doutor Fred que Miranorte está de portas e janelas escancaradas para a Policia Militar  e que está devendo uma visita para a corporação, mas que não foi ainda propositalmente, pois quer ir apenas levando uma resposta a uma reinvidicação feita por eles e que essa resposta ja vai poder ser dada graças a um projeto de lei que ele foi agraciado por votação daqueles vereadores no qual o municipio agora pode ceder servidores a outros orgãos que não sejam do ambito municipal. Doutor Fred em sua fala mostrou-se bastante receptivo com os convidados, permaneceu lá até o final e depois conversou em particular com o Coronel Marcio sobre assuntos de interesses públicos para a comunidade.

Em sua fala o Coronel Marcio disse que a policia está sempre a disposição do executivo e da comunidade e que em Pedro Afonso cidade onde atuou aprendeu que as pessoas acham que quando alguem liga é sempre pra pedir alguma coisa, mas que ele não adere a essa ideia e que atende todas as ligações que lhe fazem, pois sabe que quando o cidadão liga pode até ser para isso mesmo, mas muitos são para agradecer e outros porque alguma coisa importante precisa ser resolvida. Agradeceu ao convite feito pela camara e disse que é muito importante essa relação Policia e Sociedade.
Em relação ao transito ele falou das normas e tocou no assunto dos moto taxista e disse ainda que no Brasil a ninguem é vedado o direito de conhecer a Constituição e suas leis. Lembrou que infelizmente vivemos em um país em que as pessoas tem a mania de começar a construir as casas pelo telhado e que no trânsito é a mesma coisa, primeiro o cidadão compra o veiculo e anos depois é que vai tentar tirar a carteira de Habilitação. Disse que os problemas existem em todas as regiões e perguntou: Mas até quando a PM vai estar tolerando isso?

 

Cultura do empreguismo, todos querem o emprego (lembrou a doutor Fred que ele deve estar passando por esse problema nesse momento) e no transito é a mesma coisa, quando se trabalha critica e quando não se trabalha criticam tambem. Nesse momento o Coronel disse que viu pessoas criticarem a administração de doutor Fred, mas que era muito cedo para julgar o gestor que estava em inicio de mandato a menos de três meses e as pessoas ja queriam que ele tivesse feito o que outros não fizeram em quatro ou oito anos.
Coronel Marcio disse que ia conversar com seus comandantes a respeito do assunto das motos da zona rural, mas que não iria induzi-los a descumpir a lei e que jamais faria vista grossa aos infratores da lei. Falou que um novo delegado vai tomar posse na delegacia aqui da cidade, o doutor Edson Lobato e que juntamente com a PM iriam coibir as drogas, e pedindo desculpas disse que Miranorte é vista no estado como uma cidade violenta e se medidas preventivas não forem tomadas imediatamente vai virar uma crackolandia, mas que providências ja estão sendo tomadas para sanar o problema o mais breve possivel.
Finalizando sua fala o Coronel disse que vai atender a reinvidicação do vereador Arnaldão dentro da medida do possivel e que as questões do transito tem que começar a ser resolvida o mais cedo possivel e com a educação e que o poder público tem que fazer uma campanha de conscientização para que as pessoas legalizem seus veiculos e tirem suas CNHs.
Arnaldão saiu muito satisfeito com o que viu e com o que ouviu na reunião com o coronel.

Um comentário :

Anônimo disse...

estou gostando de ver a atuação do vereador ARNALDÃO, mostra que se preocupa de verdade com a população. parabéns.