...

...

sexta-feira, 8 de março de 2013

Uma ideia de João Vitor Carneiro, compartilhada por todos: Parque de exposição agropecuario de Miranorte Lucas Rezende Couto!

Lucas Rezende Couto foi um bom menino e disso todo mundo sabe. Me abstive por um bom tempo de falar nesse assunto mas hoje resolví que era chegada a hora. O nome do parque de exposição agropecuario de Miranorte em homenagem ao garoto que nos deixou tão inesperadamente e tão precocemente.

Bem vamos primeiro aos fatos!
A ideia nasceu na rede social facebook através de um amigo de Lucas Rezende Couto chamado João Vitor Carneiro Jardim. Logo que João Vitor lançou a ideia centenas de jovens aderiram e começaram a curtir, comentar e compatilhar a mesma. Foi aí que se transformou em um grande apelo popular encabeçado pela juventude miranortense e chegou até a camara municipal através do vereador Jairo Jardim, que é tio de João Vitor Jardim. A juventude encheu durante três dias consecutivos aquela casa de leis a espera que esse requerimento fosse aprovado. No primeiro dia esteve presente a mãe e a irmã do jovem, senhora Dione e Bruna Couto, que não retornaram nos dias seguintes devido as prporções que o caso tomou. A familia anunciou ao nosso Blog que não retornaria mais a camara devido aos boatos que começaram a rolar na cidade no dia seguinte, principalmente na rede social facebook.

Agora vamos aos boatos!

No facebook sairam comentarios que magoaram bastante a familia que tem uma ferida ainda não cicatrizada com a morte de Lucas Couto. Os boatos era de que a familia estava querendo impor o nome do jovem ao parque de exposição e que o mais importante não era isso e sim a criação de uma casa de apoio com psicologos e assistentes sociais aos familiares das pessoas mortas em nossa cidade. O que não levaram em conta é que em momento algum a familia foi autora dessa ideia e que ela nasceu da vontade dos próprios amigos de Lucas, como eu ja disse no inicio dessa postagem, através de João Vitor Carneiro.

Voltando ao assunto!

Que houve desrespeito para com a familia houve e isso ninguem pode negar. Comentarios mau ditos. Falta de vontade e muitas vezes má fé. Finalmente o requerimento do vereador Jairo Jardim, atendendo o seu sobrinho e ao desejo dos amigos de Lucas Couto foi apresentado na camara municipal e votado favoravel por todos os vereadores, deixando bem claro que ninguem alí queria mudar o nome do Sindicato Rural de Miranorte e sim acrescentar o nome do jovem ao parque que passaria a se chamar: Parque de Exposição Agropécuaria de Miranorte Lucas Rezende Couto. Nome fantasia, apenas como homenagem a alguem que em uma decada e meia de vida dedicou-se integralmente ao meio rural e as festas de vaquejadas de nossa região. Um menino exemplo e modelo para muitos jovens de nossa comunidade que tinha um respeito pelo homem do campo e pelas minorias, sabendo respeitar a tudo e todos com muita dignidade.
 
O movimento aceita Sindicato foi mostrado através de faixas, fotos e cartazes nos três dias em que os jovens estiveram por lá com o desejo de manisfetar aquilo que estava preso em seus peitos e suas gargantas. Pela primeira vez no seculo 21 a nossa cidade viu um movimento feito quase que inteiramente por jovens e adolescentes com idade entre 12 e 20 anos.

 Papel muito importante tambem foi desempenhado por duas mães, Tania Rege Carneiro Jardim, mãe de João Vitor, e Jenileide, mãe da adolescente Jessica. Muito criticadas por terem participado do movimento elas declararam que preferiam ir alí mesmo ajudar seus filhos em uma coisa boa do que dá apoio pra eles fazerem coisas ilicitas. E que iam mesmo lutar junto com os filhos doa a quem doer. 
O Sindicato é composto por varios diretores e para que essa mudança realmente aconteça tem que ter a aprovação da maioria deles.
Pose para a foto ao final da sessão que teve o requerimento aprovado

Uma boa ideia criada pelo adolescente João Vitor Carneiro Jardim, que nos autos dos seus 16 anos ja se mostrou um grande lider, um grande formador de opiniões e um grande amigo de Lucas Couto, não poderia em momento algum ter tomado proporções negativas por picuinhas politicas partidarias, pois alí não era a vontade de um politico e sim de um adolescente e outras centenas de adolescentes e até mesmo adultos que entraram na causa e vestiram a camisa da causa. E o jovem homenageado em questão não era qualquer jovem e sim um jovem que merece essa homenagem pela historia que deixou em nossa cidade, historia breve mais muito bem contada.

Um comentário :

Thalyta disse...

Lukinhas merece mesmo! Que tudo de certo!