...

...

sexta-feira, 29 de março de 2013

Secretários Municipais buscam apoio da Semades


Secretários Municipais buscam apoio da Semades
Na tarde desta terça-feira (26), os secretários da Infraestrutura Waldir Mário e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Sebastião Sousa, estiveram visitando o gabinete do secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Alan Barbieiro, em busca de apoio para resolver a situação do lixão de Miranorte.
Desde o início da gestão, o lixão foi uma das prioridades. Miranorte produz cerca de 12 toneladas de lixo por dia e devido ao atraso da coleta nas últimas semanas da administração passada e a falta de critério com que os resíduos eram depositados, o município precisava em caráter de urgência, deslocar o maquinário disponível para o local. A questão é que, apenas uma máquina se encontrava em condições de trabalhar, o que dificultou, e ainda dificulta, a execução dos serviços necessários para adequar o local, conforme determinação judicial.
Este foi um dos principais motivos que levaram os secretários, em nome do prefeito, à procurar auxílio da Semades. Segundo o secretário Alan Barbieiro, o Tocantins ainda está definindo a política estadual de resíduos sólidos. Para isso, é preciso a participação da população e entidades competentes, por meio de conferências, que acontecerão no decorrer deste ano. As conferências irão acontecer em doze regiões, que levarão às etapas estadual e nacional.
Para Alan, o que pode ser feito de imediato como medida paliativa, seria o Estado dispor, por meio da Agência de Máquinas e Transportes do Estado do Tocantins (AGETRANS), de uma escavadeira hidráulica, para auxiliar na abertura de mais células (valas) de depósito dos resíduos.
Segundo o secretário Waldir Mário, o projeto para a construção do aterro sanitário está em andamento, mas enquanto isso, a gestão encontrou no aterro controlado uma opção para amenizar a situação do lixão. No aterro controlado, os resíduos são depositados nas células, impermeabilizadas por uma manta, minimizando os riscos de contaminação do solo e lençol freático, depois de preenchidas, as células são tapadas e seladas, evitando o mal cheiro e a proliferação de insetos e animais no local.
Ao final da reunião, Alan Barbieiro se comprometeu em apoiar o Município e se colocou à disposição para intermediar perante as outras secretarias, facilitando o acesso dos gestores, sempre que fosse necessário.
Fonte:http://miranorte.to.gov.br/o-trabalho-que-voce-ve/secretarios-municipais-buscam-apoio-da-semades

Nenhum comentário :