...

...

sábado, 16 de março de 2013

Caso APAE Miranorte: A sociedade pede respeito aos direitos civís e querem a permanência da Maria José Abreu como diretora!

Ouvindo o que não queriam....
Quem acompanha o caso da APAE de Miranorte em que o grupo politico que está no poder está fazendo de tudo para tirarem de seu cargo a diretora administrativa Maria José Abreu, na sexta feira a tarde, pra ser preciso mais ou menos as 15 horas teve mais um capitulo no desfechar dessa estória que é cheia de traições, puxações de tapetes, acusações infundadas e de ganancia politica, Em uma reunião com a presença do presidente da federação das APAES do estado do Tocantins, senhor Nilson Alves, muitas coisas foram esclarecidas. A reunião contou com a presença da presidente da APAE Miranorte, senhora Luciene, ex dona da Papelaria ABC, que discursou na abertura da mesma com poucas palavras que sem serem resumidas davam no máximo duas frases e em seguida passou a fala para o senhor Nilsom Alves.  Mas quem fez a abertura oficial foi a diretora Maria José deixando bem claro que aquilo ali não era uma reunião com finalidades politicas e sim para tratar de assuntos referentes a APAE.
Em seu longo discurso para uma plateia de 5 vereadores, o vice prefeito de Miranorte, funcionários da APAE e pais de alunos, além de alguns alunos presentes, Nilson deixou bem claro o que era uma APAE, e que tipo de instituição ela é. Disse que vem recebendo varias ligações de pessoas que querem se meter na administração das APAES, pessoas do poder público, mas lembrou que a instituição pertence e é criada pela sociedade civil a fim de atender especificamente pessoas com deficiências intelectuais e que o poder publico se quiser pode sim ajudar, como vem ajudando, através de suas doações, mas nunca interferir diretamente da administração. Lembrou que não pode ser aceito políticos em exercício de mandatos trabalharem dentro da APAE, a não ser como voluntários. Usando a expressão nãnañin nãnão disse que o prefeito, o governador ou até mesmo a presidente não tem direito de interferirem na entidade e que isso só pode ser feito através de seus dirigentes da sociedade civil, Em resumo Nilson falou tudo que infelizmente os políticos não queriam ouvir, mas que tiveram que ouvir assim mesmo. Foram ouvir o que queriam, acabaram ouvindo o que não queriam e tomara que tenham aprendido uma aula de cidadania.
Renúncia esperada...
Maria José Abreu, recebendo o carinho das pessoas

Quem pensa que grande partes dos políticos que compareceram lá, na APAE, foram ouvir a palestra do senhor Milson, que além de ser o presidente da federação estadual da APAES do Tocantins é auditor do TCE - Tribuna de Contas do Estado, enganam-se. Eles foram ver a saída de Maria José da direção da entidade, saída essa anunciada aos quatro cantos e dada como certa. Cansada de tanta pressão e tanta traição por parte de algumas pessoas que ela um dia estendeu a mão a mulher que há quinze anos atrás fundou a APAE Miranorte pensou em deixar o seu cargo, ideia essa fixa em sua cabeça e aceita pelo seu esposo Roberto Abreu, mas a pedido da comunidade de bem miranortense e de pais de alunos ela desistiu da ideia minutos antes com o comunicado dado por esse que aqui vó fala que a briga foi comprada por muita gente e que ela não está mais sozinha nessa caminhada e que o movimento foi criado com o intuito de se fazer respeitar a sociedade civil, que uma entidade que cuida de pessoas com deficiência intelectual não pode virar curral eleitoral. Um politico chegou a dizer que Maria José tinha que sair da APAE por ser esposa de Roberto Abreu e por serem uma  família de políticos. Políticos eles foram, não tem mandato há mais de 12 anos, e o regimento só proíbe de ocupar cargos dentro da instituição quem tem mandato. Portanto hoje eles são pessoas comuns da sociedade civil. Um outro politico chegou a falar que ela tinha que sair da direção por estar exercendo o cargo há mais de 15 anos e isso configuraria como um regime ditatorial, e que tem que haver mudanças mesmo, que ninguém pode ficar tantos anos assim em um cargo. O nobre politico esquece que Maria José administra ali de forma democrática, respeitando a opinião dos outros e de acordo com o regimento estabelecido. Agora ditadura é querer impor as coisas a força, imperialismo para ser mais exto e isso quem está fazendo é quem quer tirar ela do cargo. E nenhum politico contesta ficar muitos anos no poder, tem vereador que quer ser reeleito quantos vezes possível for, na hora eles não pensam assim. Isso também não seria a ditadura da continuidade no poder? Fica aí a pergunta!
Oh, a digníssima presidenta Luciene...
Luciene, presidente da APAE Miranorte

Surpreendeu ouvir a presidente falar que metade das coisa ditas ali ela não sabia, mas pelo que foi observado ela não sabe mesmo é de nada em relação a respeito de direitos de classe, visto que é uma das maiores interessadas na saída da diretora da APAE Maria José Abreu, apenas para satisfazer interesses políticos. A presidente a quem refiro é a senhora Luciene, que tinha uma papelaria ali na Bernardo Sayão chamada ABC. Segundo informações repassadas a esse blog por um vereador que prefiro não falar o nome para evitar que o mesmo sofra perseguições, essa moça fez varias acusações sem prova a respeito da diretora na frente do prefeito e dos vereadores em uma reunião feita exclusiva para tratar da saída de Maria José da direção da APAE. Em seu lugar há boatos de que entraria a esposa de um aliado politico do prefeito, que também é funcionaria da entidade. O vereador em questão chegou a questionar a senhora presidente Luciene se ela podia provar o que estava falando. Ela disse que sim. Uma das denuncias, segundo o vereador, feita pela presidente era de uma suposta doação de um caminhão de madeiras a APAE que a diretora havia sumido com ele e que o vereador investigou e descobriu que o fato era inverídico (traduzindo: Mentira, falta da verdade). Como a presidente é quem responde junto com a diretora pelo que acontece na APAE, se alguma irregularidade foi cometida e pelo que se investigou não foi, a presidente era tão culpada quanto a diretora.  Uma mãe de aluno muito revoltada coma situação deu a seguinte declaração: "A Maria José não pode sair aqui dessa APAE, pois há anos meu filho frequenta aqui e é tratado com amor carinho e respeito, essa presidente só quer prejudicar ela porque ganhou um empreguinho lá na prefeitura. Se alguém não tem serventia aqui é a presidente que só está servindo pra inventar fuxicos e querer prejudicar essa mulher de bem. Nós não queremos outra pessoa no lugar da Maria José. Queremos ela e vamos fazer um movimento pra ela ficar, podem esperar." A senhora permitiu que divulgasse seu nome, mas mesmo assim preferi preservar sua identidade. Ela disse ainda, que assim como ela todos os outros pais pensavam iguais.
Não quero essa culpa só pra mim...
O vereador Cabo Weliton, assumiu em sua fala na câmara no dia 15 de março que havia assinado o documento que veio da prefeitura pedindo a saída de Maria José. Esse documento até então era dado como secreto ou apenas boatos que rolavam por aí, já que não foi apresentado em plenária, e somente nessa data oficialmente um politico teve a coragem e a humildade de assumir em público que o assinou. Além dele é sabido que outros cinco vereadores assinaram o mesmo. Cada cabeça uma sentença, aqui a intenção não é julgar ninguém e sim expor os fatos a sociedade já que os vereadores são nossos representantes perante o poder público. Só que a partir do momento em que o prefeito manda um papel para ser assinado pelos vereadores pedindo a tirada de uma pessoa de um cargo é porque até ele mesmo sentiu-se culpado e quis dividir a culpa com mais pessoas, ou entende tão pouco de administração que nem sabia que não era preciso assinatura de vereadores para tirar a diretora da APAE. (Lembrando que esse papel era pra ser ou foi enviado ao governador). Para tirar a diretora teria que ser feita uma penaria com a comissão da APAE, algo interno deles. Informação essa desconhecida do prefeito e também da presidente da APAE, pra vermos o grau de gestão que tem a APAE e Miranorte. O prefeito acabou jogando os nossos vereadores em uma sinuca de bico e a sociedade civil cobra e cobra muito e vão cobrar daqui há 3 anos e 7 meses que é a próxima politica para prefeito e vereadores!
Ana Luísa, Arnaldão e Giovani Lopes: Esse papel nós não assinamos!!!
Corajosos mesmo foram os vereadores Arnaldão, Ana Luísa e Giovani Lopes que falaram que não assinavam o tal papel e não assinaram mesmo. Ana Luísa falou para o gestor que outros projetos ela assinava, mas que aquele papel ali não, pois a vereadora esteve dentro da APAE no inicio e viu a luta de Maria José indo de casa em casa onde tinha uma pessoa com deficiência para que fosse levada até aquela entidade para se socializarem. Ela destacou cada luta que a diretora teve, cada pedra no caminho. Ana Luísa disse em sua fala do dia 15 de março que não podia ser a favor de algo daquele jeito pois era amiga de Maria José e sabia a importância que ela tem junto a APAE e a todos ali dentro. Arnaldão também destacou o quanto é amigo de Roberto Abreu e o quanto estava indignado só em saber que picuinhas politicas fazia com que as pessoas invertessem os valores e esquecessem dos momentos de lutas juntos só para beneficiarem aqueles a quem de direito achavam que lhes serviam e que as pessoas não são descartáveis para em determinados momentos serem jogadas foras. O parlamentar foi embora mais cedo da reunião da APAE indignado por achar que Maria José infelizmente ia sucumbir, mas para a felicidade dele recebeu a noticia mais tarde que isso não aconteceu. Giovani Lopes chegou a ser persuadido a assinar o papel mas a conselho da amiga Ana Luísa não o fez e não se arrependeu, saiu satisfeito e de cabeça erguida.
Sociedade de braços dados....
"Vamos construir uma ponte em nós, para ligar seu coração ao meu com o amor que existe em nós"
O caso de Maria José, não é só por ser ela em si, podia ser qualquer outra pessoa, que estaríamos indignados do mesmo jeito. A sociedade civil elege representantes no poder público para cuidar de nós e não para nos perseguir, fazer arbitrariedades, satisfazer companhias politicas de época de campanha. Quer satisfazer companheiros é só barganhem as dezenas de cargos disponíveis na esfera pública municipal, ou até mesmo estadual já que o governo é da mesma base. mas não venha mexer com a sociedade civil, não venham se juntar com pessoas que se vendem por empregos do salario de valor de banana para puxar o tapete dos outros não. Essa estória da APAE não vai ficar só na ameaça, nós da sociedade já estamos juntos e vamos se possível for no Ministério público em todas as esferas, vamos fazer um movimento e trazer a imprensa em nível estadual, (TV Anhanguera, Jornal do Tocantins, Cleber Toledo, Roberta Tum) vamos atrás dos nossos direitos para que sejam respeitados e não vamos deixar fazer maldade com uma representante de uma entidade de direito civil! Direito Civil, entendera o que isso quer dizer ou vou ter que explicar que o civil é diferente do público, será que vai ter que se montar um cursinho nessa cidade para dar aulas de boas maneiras e respeito ao ser humano, exclusivo para alguns políticos em que a constituição vai ter que ser decorada que nem um beabá? (Respondo judicialmente se interpelado for, por cada virgula escrita nesse texto, mas não abro mão das minha convicções, Pois o homem quando fala a verdade perde o amigo, mas o homem quando não fala a verdade não tem palavra).
Voltando ao assunto, fui procurado por muitas pessoas nas ruas que queriam desabafar sobre o assunto mas que infelizmente não podiam colocar seus nomes aqui por uma questão de medo mesmo e isso tem que ser respeitado, mas grande parte dessas pessoas são aquelas que apoiaram o prefeito na sua eleição e que se dizem totalmente descontentes com essas atitudes e arrependidos pelo apoio. Por isso é que encarecidamente pedimos ao mesmo que reveja algumas atitudes suas que as vezes são pedidos de alguns companheiros que o senhor fica sem jeito de atender, o senhor não governa só para companheiros e sim para uma comunidade inteira e essa comunidade está revoltada com o caso que envolve a APAE e a Maria José. O senhor que já trabalhou lá dentro reveja seus conceitos e lembre dos seus ideais que o senhor tão respeitosamente pregava em sua campanha. Ouça menos as fofocas, investigue mais e fique mais por dentro dos assuntos aos quais interferem. Companheiros fazem as lambanças e quem suja é seu nome. Em uma bonita atitude o senhor jogou flores em uma reunião politica quando candidato na época em que um adversário ofendeu você e sua esposa, agora correligionários seus pegaram os talos daquelas rosas com os espinhos e estão batendo com eles na Maria José Abreu! Reflita excelentíssimo prefeito, o senhor é quem tem a caneta e somente o senhor é que poderá consertar o que os outros já estão desmantelando no inicio de seu mandato, pois a culpa só cai em vossa excelência!
E viva a democracia e a liberdade de expressão!
Funcionários da APAE também disseram que são contra essa ação lá e que o clima não está bom, pois pela primeira vez vivem uma grande tensão e que querem falar mas sabem que podem sofrer consequências horríveis por isso ficam calados mas que estão sofrendo e que a grande maioria torce para que Maria José continue exercendo o importante papel que sempre teve ali a frente da direção.
OBS: É dado o direito de resposta a quem quiser contestar esse artigo e as pessoas aqui citadas desde que enviado via oficio o pedido assinado.

Nenhum comentário :