...

...

terça-feira, 13 de maio de 2014

Sessões do mês de maio da Camara Municipal de Miranorte inicia quente e bem polemica e com suplentes ja vendo o que os aguardam

Sobre os olhares atentos dos suplentes de vereadores Wilson Nogueira e Joaquim Eletricista que vão assumir por alguns meses a vaga na câmara no lugar de Adriano Santiago e Geovani Lopes, respectivamente, e dos ex vereadores Zezé e Roney Liberalino (chefe de gabinete do prefeito) e alguns populares a sessão dessa segunda feira 12 de maio que tinha tudo para ser mais uma daquelas mornas de inicio de sessões legislativa acabou tendo todos os ingredientes de super sessão e tudo isso se deveu a atuação do presidente da casa Jaime Monteiro que resolveu engrossar o caldo. O motivo foi a pergunta que ele insistia em fazer a todo o momento, de o porquê de os vereadores ter abandonado a ultima sessão do mês de abril e terem ido embora? O presidente ainda disse que houve gracinhas de vereadores pelo lado de fora da câmara comentando sobre o assunto e que aquilo não poderia voltar a acontecer e “intimou” o líder da bancada do prefeito vereador Jacó Barbosa a dar explicações na sessão do dia seguinte.
O vereador Geovani Lopes disse em sua fala ao presidente que o motivo de terem ido embora foi devido ao grande atraso que houve para o inicio da sessão ao que Jaime Monteiro retrucou que no regimento interno está escrito que as sessões começam as 19 e 30 e não as 19, e que tem 15 minutos de tolerância, alegando que os parlamentares abandonaram a sessão as 19 e 44, no entanto um minuto antes do prazo vencer. Mas Geovani não deixou por menos e apresentou um oficio de comunicação das sessões em que estava escrito que as mesmas seriam às 19 horas: “Não quero aqui contestar o regimento interno, mas desde que se iniciaram as sessões nessa casa de lei vossa excelência sempre convoca para as 19 horas”! Exclamou o parlamentar do PSB.
As polemicas pareciam terem se acabado quando de repente os parlamentares Edson Sou (PT) e Arnaldão Barbosa (PMDB) contestaram o salario do motorista da câmara que acharam muito pouco para um profissional exercer um cargo tão importante. Sousa chegou a citar o valor do carro da câmara que chegava a 45 mil e que era muito pouco pagar pouco mais de um salario mínimo ao motorista, falando que o justo seria no mínimo 800 Reais. Já Barbosa falou que pagar tão pouco assim seria convidar para praticar corrupção. O presidente falou então que subiria o salario de todos os funcionários da casa, mas que para isso abaixaria 50 Reais nos salários de cada um dos vereadores.  O vereador Jacó Barbosa disse que ganhava segundo a arrecadação do município e ele não tinha poder para abaixar seu salario e por isso era contra isso. Arnaldão disse que do dele também não cederia um centavo, pois a câmara tem verba para pagar seus funcionários. A vereadora Ana Luísa deixou bem claro que abandonou a sessão de abril em seu ultimo dia por causa do grande atraso da mesma e que nada tinha a ver com o projeto que dava o titulo de cidadão miranortense ao deputado Stalin Bucar, que pelos serviços prestados por ele a essa comunidade ele já é sem duvida nenhuma cidadão daqui.
O presidente da câmara se irritou bastante e disse que não poderia ultrapassar os 70% de arrecadação da câmara com funcionários, que é isso que a lei lhe permite, citando que o ex-presidente da casa Cí Bandeira está inelegível por oito anos por ter ultrapassado em pouco mais de cinco Reais o teto permitido. Mais uma vez falou que Jacó Barbosa (PSD) deveria dar explicações na sessão de hoje sobre o abandono da sessão discutida, e educadamente o parlamentar disse que não iria dar nenhuma explicação, pois o presidente já tinha suas ideias pré-concebidas do assunto. Com todas essas polemicas a sessão ainda aprovou em primeiro turno o projeto de lei parlamentar de autoria dos vereadores Jairo Jardim (PSDB), professora Isabela Ponce (SD), Geovani Lopés (PSB) e Adriano Santiago (SD) que dá ao deputado Stalin Bucar o titulo de cidadão miranortense por unanimidade, por todos os serviços prestados a essa comunidade. E uma noticia mais triste ainda foi dada a todos os presentes, o símbolo do funcionalismo da câmara municipal, Creusa Vieira, pediu exoneração e não trabalha mais na casa de leis. Não foi informado o porquê do pedido de demissão da moça que trabalhava ali a mais de vinte anos e já era confundida com a própria historia do local.

Deputado Stalin Bucar

O Deputado Stalin Bucar, foi citado na câmara ontem em projeto que o torna cidadão miranortense, e  foi eleito nesta Terça Feira dia 13/05/2014 Presidente da Comissão que vai analisar a documentação do indicado para TCE. Foi encaminhada pela Mesa Diretora na sessão desta terça feira, a proposta do Executivo que trata da indicação do procurador do Estado André Luiz de Matos Gonçalves, para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE).


Nenhum comentário :