...

...

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Projeto Nº 02 de Ana Luísa e Arnaldão, que fala de subisidos aos Agentes de saúde e endemias vira polemica na camara

Os vereadores Arnaldo Barbosa e Ana Luísa autores do projeto de lei 02 que instituía gratificações e adicionais de insalubridade aos agentes de saúde e de endemias tiveram um grande embate na sessão de ontem, terça feira 09 de setembro com outros vereadores. Com vários agentes de endemias e de saúde a vereadora resolveu juntamente com o vereador levar para a apreciação das comissões o projeto, que de imediato foi antecipado pelo relator da comissão de cidadania e justiça, Jairon Jardim, que votaria contra o projeto por acha-lo inconstitucional naquele momento. O vereador chegou a falar que a vereadora estava sendo oportunista e que estava enganando os agentes de saúde, pois tinha plena convicção de que o projeto era inconstitucional, devido tratar-se de algo que envolvia orçamentos e finanças. Jairon ainda disse que a vereadora não retirava o projeto por pura teimosia e que havia conversado com seu esposo EME e que era ele que a estava incentivando a levar adiante. A vereadora pediu um aparte que não lhe foi concedido. O vereador Jairon argumentou de toadas as , maneiras e fez citações a constituição e a lei orgânica do município, mas pediu que a vereadora esperasse até o ano seguinte para apresentar o mesmo projeto que aí sim poderia entrar no orçamento para 2014 e que ele votaria a favor.

Já o vereador Cabo Weliton disse que o prefeito tem o poder de dar gratificações aos agentes de saúde e de endemias, já que a câmara votou em um projeto do executivo aprovando gratificações de até 100% em cima do salario base dos servidores do município. Ele disse que por essa razão não escondia seu voto e que era contra o projeto dos subsídios dos ACS e ACE, lembrando que em 2008 lutou muito pela efetivação da categoria vindo a acontecer isso somente na administração Abrão Costa. Em um aparte cedido pelo vereador a vereadora Ana Luísa disse que se esse projeto for inconstitucional, o projeto que estabeleceu as remunerações de prefeito, vice e secretários também seria, pois o mesmo é de ordem orçamentaria e teria sido feito por um vereador já pensando nos benefícios que teria na administração Fred, visto que o mesmo já era sabedor do cargo que ocuparia. Ana Luísa ainda apresentou varias falhas no projeto ao qual estava contestando. O vereador Cabo Weliton retrucou dizendo que a vereadora deveria procurar a justiça para denunciar o tal fato apontado por ela e que era da alçada da legislatura passada e que, portanto a legislatura passada era que responderia.
A parlamentar foi bem enfática ao falar que não estava manipulando o vereador Arnaldo Barbosa, presidente da Comissão de constituição e justiça e que ele era um dos autores do projeto. Falou ainda que se o projeto não for apreciado pelo prefeito e nem passar pelas comissões vai até o tribunal Regional do trabalho para requerer que seja pago o adicional de insalubridade para a categoria.  Ana Luísa ainda teve um momento de estresse em que pediu ao vereador Jairon Jardim que lhe respeitasse, pois ela não era manipuladora e que convocou sim os Agentes de saúde e de endemias ali para mostrar a eles quem estava votando contra o seu projeto e o porquê.

Já o vereador Arnaldo Barbosa no alto da sua sinceridade disse que defende toada uma classe dos pobres e dos pequenos, pois nem paletó usa e que não está acoloiado com quem pratica crimes do colarinho branco. Fazendo citações filosóficas o mesmo disse que toda classe tem que ser unida para conseguir o que reivindica, e que mesmo sabendo que os votos dos outros dois membros de sua comissão seria contrario ao projeto 02, ele como autor iria votar a favor por achar certo pagamento do adicional aos agentes. Disse ainda que o líder do governo Jacó Barbosa falava sobre patrulhamento nas estradas vicinais, mas que na principal estrada vicinal de Miranorte que é a da SUDAM, nenhuma pinguela foi mexida em 09 meses de governo Fred e precisava saber onde estão sendo arrumadas essas estradas. Arnaldo terminou dizendo que devia explicações era ao povo e não a políticos.

Ao final da sessão vários agentes ainda argumentaram com os vereadores que por ali ficaram e perguntaram o porque do prefeito não pagar a eles o repasse feito pelo governo federal. Teve agente que ficou tão indignado ao ponto de virar para a cara de um vereador e dizer: “Você ainda vai atrás de mim pedir voto novamente, aí você vai ver”!

Nenhum comentário :