...

...

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Prefeito doutor Fred participa da abertura da Conferência Intermunicipal de Educação

Prefeito participa da abertura da Conferência Intermunicipal de Educação
“Não se pode fazer educação de qualidade, sem valorizar o profissional”
Na noite desta quinta-feira (15), teve início a Conferência Intermunicipal de Educação de Miranorte e Rio dos Bois. O tema central do fórum foi “O Plano Nacional de Educação na articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular; Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, sob a coordenação da professora Maria Célia Gomes de Sousa.
A cerimônia de abertura contou com a presença do coordenador estadual do Fórum Permanente e presidente do Conselho Estadual de Educação, Cicinato Mendes, do diretor de Gestão e Formação da DRE de Miracema, Gênes Alencar, do presidente do Sintet, José Roque Santiago, da secretária da Educação de Rio dos Bois, Claudete Tavares, dos secretários municipais Célia Marques (Assistência Social), Sebastião Ferreira (Educação) e Sebastião Costa (Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), do prefeito Dr. Frederico Melo e do representante da Secretaria de Estado da Educação, Silvio Moreira.
Em seu discurso, Gênes Alencar ressaltou o caráter íntegro do prefeito de Miranorte, “homem de reserva moral, que com certeza há de prestar um grande serviço, como já fez como profissional médico e o fará como gestor público”.
O prefeito Dr. Fred destacou a maioria feminina no público presente, “sem qualquer preconceito, fico feliz em saber que as mulheres estão ultrapassando o número de homens envolvidos com educação”, acrescentou, “a mulher é mais delicada, cuidadosa, mais responsável”, uma declaração que arrancou aplausos da platéia. O representante da Secretaria de Estado da Educação complementou a fala do prefeito, “segundo o Censo realizado em 2010, 82% do quadro de profissionais da educação era do sexo feminino”, enfatizou.
Dr. Fred pediu um minuto de silencio como pesar pelo falecimento do filho de uma das professoras pioneiras de Miranorte e primo do vice-prefeito Jadson Marins, “Beatriz é uma pessoa queridíssima e pelo seu sofrimento e de sua família, gostaria que todos vocês me acompanhassem nessa homenagem”, disse.
Em seguida, o gestor fez um resumo das conquistas na área da educação este ano. Citou a licitação e a retomada das obras da creche, paralisadas por falta de documentação; a aprovação do projeto que prevê a construção de uma quadra coberta com vestiário para a Escola Municipal Felipe Fagundes. Problemas que persistiam há vários anos também foram resolvidos nos primeiros meses da gestão, como o caso da Escola Municipal Getúlio Mundim, na zona rural. “Na qualidade de médico e cidadão, não poderia deixar que alunos e funcionários daquela escola continuassem consumindo água de má qualidade, graças à parceria dos pais, agora temos um poço artesiano jorrando água potável, concretizamos também um anseio da comunidade escolar ao construirmos um campo de futebol, que inauguraremos neste sábado”.
Dando continuidade aos relatos vitoriosos na área da educação, o prefeito falou do convênio firmado com a Faculdade Anhanguera para a implantação de um pólo educacional em Miranorte, esclareceu que as mensalidades terão valor reduzido se comparadas aos outros pólos, diante da contrapartida da prefeitura, “este é mais um sonho se tornando realidade, portanto, fiquem atentos, estamos apenas aguardando a liberação do MEC para divulgarmos a data da realização do vestibular”, o que serviu como esclarecimento quanto à demora relativa ao início das atividades acadêmicas.
Sobre o plano de carreira e salários, tão questionado pelos professores, Dr. Fred comentou que já está de posse do mesmo, mas precisa certificar-se da legalidade e exequibilidade do processo. “Está em nossas mãos o novo plano, enviado pela comissão à Secretaria da Educação, a partir de agora nossa equipe técnica irá analisar a viabilidade e impacto. Tenham certeza que independente de pressão, de agressão, nós iremos fazer o nosso dever de casa, foi assim que eu aprendi desde pequeno, que não haveria bem mais precioso do que a educação, porque com ela se transforma o mundo. É assim que agimos, é assim que nós buscamos avançar”, afirmou.
O prefeito finalizou o discurso falando da importância do educador no progresso do país e do mundo, pediu empenho e dedicação aos participantes da conferência no momento das proposições que beneficiem a educação, “não se pode fazer educação de qualidade sem valorizar o profissional, que saiam daqui propostas que venham engrandecer a figura imaculada, querida e respeitada do professor”, frisou.
Os participantes elogiaram alguns tópicos da fala do prefeito, destacaram que aquele era um momento para mostrar o que de bom está sendo feito. “Me chamou a atenção a oportunidade de cursar uma faculdade sem precisar sair de nossa cidade, parabenizo o prefeito também pelas melhorias na educação da zona rural”, ressaltou uma das diretoras municipais. Outra professora da rede municipal, disse que a participação de Dr. Fred na conferência mostra seu comprometimento e respeito com a educação, “é importante reconhecermos a interação do gestor público com as questões de interesse da classe, agora é hora de apontarmos um caminho para novos avanços da educação em nosso Município, porém, sem deixar de fora o que foi conquistado em tão pouco tempo de governo”, declarou.
No segundo dia do evento, os participantes trabalharam os sete eixos temáticos. Ao final houve votação das propostas, seguida da escolha dos delegados que representarão Miranorte e Rio dos Bois na Conferência Estadual de Educação.

2 comentários :

Anônimo disse...

BONITO DISCURSO! SÓ NÃO FALA A FONTE.
POREM,O PREFEITO ESQUECEU DE FRISAR EM SUA FALA QUE A ESCOLA GETÚLIO ESTEVE PRESTES A SE FECHAR A MANDADO DELE.SE NÃO FOSSE OS PAIS DAREM DURO E A IMPRENSA PEGAR NO PE,GETÚLIO ERA PASSADO!TAMBÉM O POCO ARTESIANO,FOI FEITO COM DINHEIRO DOS PAIS E FAZENDEIROS DA REGIÃO QUE DOARAM BEZERROS.O POVO PRECISA ESTAREM ATUALIZADOS PARA NÃO ACREDITAREM EM UTOPIAS.

Anônimo disse...

E o elogio que foi feita a classe de profissionais da educação, foi esquecido, não tem nada a dizer sobre isso... essa informação partiu de que fonte??? Deve ter sido dos PORQUINHOSBULLS...