...

...

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Jogos Interclasse do Colégio Providêcia alem de ser um sucesso mostrou que os alunos tem dignidade e são verdadeiros campeões em casa e na escola

A atividade dos jogos intercalasse do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência é a ocasião em que se compartilham experiências para que os alunos possam, em um ambiente de amizade, disputar atividades desportivas e de jogos na modalidade futsal. A atividade esportiva é de extrema importância para o desenvolvimento das capacidades e habilidades motoras e cognitivas dos alunos. Tendo em vista que a prática desportiva dentro das escolas tem perdido espaço para outras matérias e que hoje em dia cada vez menos crianças tem contato diário com esportes, pois a internet e jogos eletrônicos têm preenchido o período em que estas deveriam estar se exercitando, torna-se importante realizar os Jogos Intercalasses, pois é a oportunidade de vivenciar outras atividades físicas e perceber que estas também são divertidas e muito mais saudáveis. 
Os jogos que se iniciaram em meados do Mês de agosto e terminou nesses sábado 06 de setembro teve o total apoio da diretora Celma Maria Carneiro e de todo o corpo docente da escola e foram realizados pelos professores de educação física Van Richard, Osleydson, Alex Côrrea e Isabela Ponce, que ao final da competição se sentiram recompensados com a certeza do dever cumprido. Os jogos foram realizados na quadra do Colégio Providência e contou ainda com a colaboração do arbitro Renato Navas.
Os jogos Intercalasses do Providencia é nada mais nada menos, do que um aproveitamento da energia do jovem e do adolescente para a formação de um futuro cidadão de caráter, saúde e inteligência. A educação física quando mencionada por um profissional preparado e correto, ela se torna a ciência de todas as outras do currículo escolar, por que é através dela que conhecemos os alunos como realmente eles são, através de jogos e atividades educativas, que levam o aluno a conviver coletivamente, a produzir conceitos impessoais. Por um interesse próprio, a criança observa a necessidade de obter o máximo de esforço onde uma autoeducação ocorre e supostamente uma reflexão sobre os atos dos companheiros com as suas próprias atitudes dentro da atividade. 
O objetivo de vencer a atividade vai se tornado cada vez mais, parte do contexto vivenciado naquele momento em que o jogo é colocado em prática, no aproveitamento dessa situação o professor entra com o seu real papel na educação daqueles jovens, introduzindo valores e habilidades que de fato futuramente teremos em nossa sociedade um adulto crítico, de responsabilidades e supostamente preparado para situações difíceis de sua vida, com isso uma formação de um ciclo educacional cada vez mais beneficente para as futuras gerações. O que tornou os jogos um charme maior ainda foi à narração da professora Alvanir “Galvão Bueno” que há anos faz isso e já virou marca registrada na competição que é disputada tanto pelo sexo masculino como pelo sexo feminino e dividido em categorias por anos escolares. São duas competições a parte, as do sextos e sétimos e as dos oitavos e nonos.
A educação física hoje passa por um processo de mudança bastante significativo, na qual os objetivos mudaram não mais na busca de atletas talentosos e profissionais, por mais que isso ainda faça parte, o real sentido da educação física escolar é a busca de futuros campeões da vida, homens e mulheres que saibam se posicionar perante a sociedade competitiva que vivemos nos dias atuais, e principalmente um futuro líder, seja familiar ou profissional. Os jogos servem também para mostrar aos alunos que praticar esporte é melhor que se envolver com drogas e que aluno esperta joga bola, não usa drogas, pois drogas não são ruins dá sensação boa mas as consequências  delas sim é ruim e causam estragos e destruição.

Na cara de cada atleta durante as competições pode ser notado a felicidade por estarem competindo sala contra sala com a rivalidade que o esporte impõe dentro da quadra, mas que lá fora todos sabem se abraçando e mostrando que competidores são, mas amigos também. É importante destacar que o envolvimento de todos foi gratificante, tanto por parte dos atletas, que cumpriram todos os horários, quanto da torcida, que esteve apoiando os atletas nas arquibancadas. Ao final os atletas campeões e vice comemoraram bastante tomando Coca-Cola em frente a praça da câmara Municipal patrocinada por eles mesmo e pela professora Fernanda. Ao final todos foram campeões e não importa quem venceu, pois quem venceu mesmo foi o esporte, a amizade e a solidariedade e quem perdfeu foi as drogas que jamais vencerão os alunos que são espertos e praticam esportes, estudam, são obedientes, tiram boas notas e sabem que são o futuro de nossa cidade e do nosso país.

Nenhum comentário :